O Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro é um histórico mosteiro no Morro de São Bento, no centro da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. É um dos principais monumentos de arte e colonial da cidade e do país.
As obras do Monteiro de São Bento foram iniciadas 1633 com base em um projeto de 1617, e importantes modificações e ampliações forma realizadas no fim do século XVII.
O mosteiro ainda funciona como tal, existindo, ao seu lado, um dos estabelecimentos educacionais mais importantes e tradicionais do Brasil: o Colégio São Bento, fundado em 1858, que formou uma quantidade considerável de personalidades brasileiras, como: Pixinguinha, Benjamin Constant, Noel Rosa, Antônio Silva Jardim, Villa-Lobos, entre outros.
A história do mosteiro começou em 1586, quando foi doado, pelos nobres Manuel de Brito e seu filho Diogo de Brito Lacerda (estes que estão sepultados dentro da igreja mosteiro), aos monges beneditinos Pedro Ferraz e João Porcalho, um vasto terreno no centro da cidade do Rio de Janeiro que incluía o atual Mosteiro de São Bento.
Na época, os monges residiam, como o historiador carioca Vivaldo Coaracy explica na pagina 145 de "O Rio de Janeiro no século 17", num "hospício acanhado" junto á Ermida de Nossa Senhora da Conceição, ermida de barro esta que havia sido erguida por Aleixo Manuel do atual Morro da Conceição, que se localiza ao lado do Morro de São Bento.
Devido a este fato, o mosteiro então criado adotou, como santa padroeira, Nossa Senhora da Conceição. Em 1596, uma decisão da Junta Geral da Congregação Portuguesa ordenou que todos os mosteiros beneditinos no Brasil deviam ter, como patrono São Bento.
O mosteiro adicionou, então, o nome "São Bento" à sua denominação. Em 1602, o então "Mosteiro de São Bento de Nossa Senhora da Conceição" trocou sua denominação para "Mosteiro de Nossa Senhora de Montserrat, para homenagear a santa de devoção do então governador da Capitânia do Rio de Janeiro, dom Francisco de Souza.
Os recursos financeiros necessários para a construção do atual prédio vieram da renda obtida pela produção de cana-de-açúcar nas inúmeras propriedades que os monges receberam, através das doações, no interior da Capitânia do Rio de Janeiro, especialmente nas regiões de Nova Iguaçu e Campos dos Goytacazes.
O trabalho braçal da construção do mosteiro executado por escravos. As pedras utilizadas como matéria-prima foram provenientes do Morro da Viúva, no atual bairro do Flamengo, atual zona Sul da cidade do Rio de Janeiro.
Os planos do novo edifício foram traçados em 1617 pelo engenheiro militar português Francisco Frias de Mesquita, segundo a estética maneirista despojada ("chã") vigente em Portugal naquele período. As obras da igreja só começaram em 1633 pela Capela-mor e, quando era abade Frei Francisco de Madalena, por volta de 1651, prosseguiram com ênfase para terminar aproximadamente em 1671.
Fonte: www.wikipedia.org Mosteiro de São Bento (Rio de Janeiro)
Bella iglesia te mando un beso.
ResponderExcluirUn lugar con bastante historia, buenas fotos amigo Luiz, espero estés muy bien.. Que tengas lindo fin de semana.
ResponderExcluirPost interessante.Buona domenica.
ResponderExcluirThanks for sharing about the monastery! Not far from our city there is also a monastery.
ResponderExcluirQuesto monastero oltre ad essere molto bello ha anche una interessante storia.
ResponderExcluirGrazie per averla condivisa con noi
confesso que não sabia que o rj tinha tb um mosteiro de são bento. bom, é óbvio, mas não sabia. beijos, pedrita
ResponderExcluirI wonder how long the stripped down mannerist style from Portugal lasted .
ResponderExcluirUn bello monasterio.Saludos
ResponderExcluirPasé por allí alguna vez. Cuánto trabajo artísitico tienen esas maderas. De tiempos en los que se trabajaba con devoción...
ResponderExcluirAbrazo até lá, amigo Luiz.
La iglesia tiene una rica ornamentación. Nos comentas que el trabajo manual era realizado por esclavos, se supone que la extracción y colocación de la piedra, aunque no dudo de las habilidades artísticas podrían tener y se las dejaran realizar, ese tallado sería realizado por expertos canteros.
ResponderExcluirSaludos.
Hi Luiz!
ResponderExcluirMy friend, the monastery is wonderful - the building and the interior! Wonderful are your photos! Delightful! I thank you for writing the history of this important and unique place!
Luiz, I wish you a good new week!
Estudei com Jesuítas.
ResponderExcluirExigência diária.
Trabalho diário.
Boa semana
La ornamentación es magnífica. Una iglesia con mucha personalidad.
ResponderExcluirUn abrazo, Luiz
O Mosteiro de São Bento muito bem conservado. Um lugar de convite à meditação. Obrigada por partilhar.
ResponderExcluirUma boa semana.
Um beijo.
As fotos mostram ser uma zona, e um Mosteiro, deslumbrantes. Grato pela simpática partilha.
ResponderExcluir.
Saudações cordiais. Uma semana feliz
.
Thanks for sharing the blog so well and I hope you have something new for me to study.🥰
ResponderExcluirភ្នាល់បាល់បក
É belíssimo.
ResponderExcluirJá estive lá, num batizado.
Parabéns pelas imagens.
Paz e luz.
blogjoturquezzamundial