O logradouro originou-se no século XVII, a partir do desdobramento do Campo de São Domingos. Inicialmente chamou-se Rossio Grande, numa referência ao Largo do Rossio de Lisboa, passando a ser chamado de Campos dos Ciganos, por ter sido ocupado por tendas de ciganos.
Liberdade.
Justiça.
Dom Pedro I.
A partir de 1747, com a construção da Igreja de Nossa Senhora da Lampadosa num terreno próximo, passou a ser conhecida como Campo da Lampadosa. No final do século XVIII, o então presidente do senado, Antônio Petra de Bittencourt, ergueu um palacete defronte à praça (o Solar do Visconde do Rio Seco, antigo prédio do DETRAN).
As quatro estatuas, representam os quatro grandes rios brasileiros: Rio Paraná, Rio Madeira, Rio Amazonas e Rio São Paulo.
Rio Paraná.
.Rio Madeira.
Rio Amazonas.
Rio São Francisco.
A partir de 1808 a praça passou a ser chamada de Campo de Polé, devido a instalação de um pelourinho local. Em 1821, o príncipe-regente D. Pedro de Alcântara, jurou fidelidade à Constituição Portuguesa então em elaboração na sacada Real Teatro São João) onde se localiza o Teatro João Caetano).
União.
Fidelidade.
Em seu centro foi inaugurada em 1862 a estátua equestre de D. Pedro I, com projeto de João Máximo Mafra, executado pelo escultor francês Louis Rochet a mando do imperador D. Pedro II do Brasil. Em 1865, a praça recebeu mais quatro estatuas, em estilo clássico, representando as quatro virtudes das nações modernas: a Justiça, a Liberdade, a União e a Fidelidade em ferro fundido, da Fundição Val d'Osne.
Em 1890, a praça adquiriu o seu atual nome, em comemoração ao centenário da morte de Tiradentes, que aconteceria dois anos depois. Tiradentes, conspirador e mártir da Inconfidência Mineira, foi executado próximo à praça, na esquina da rua Senhor dos Passos com a avenida Passos.
Fonte: www.wikipedia.org Praça Tiradentes
Hi Luiz!
ResponderExcluirNext lesson about Brazil from you :)
My good friend. I salute you and I wish you a happy weekend!
Thank You Friend. Aloha
ResponderExcluirGracias,abrazos.
ResponderExcluirBoa noite, Luiz,
ResponderExcluirAchei bom conhecer detalhes da história dessa praça. Tiradentes foi um heroi nos moldes de Martin L. King e Mandela, tendo sido, em minha opinião, ainda mais corajoso do que esses dois gigantes.
Abraço e bom fim de semana
Siempre fue una plaza hermosa y llena de historia El tiempo pasa y la realza...
ResponderExcluirAbrazo até lá, amigo Luiz.
Bellas estatuas. Te mando un beso.
ResponderExcluirgreat archs!👍👍
ResponderExcluirI love the idea of an open square with trees, seats and sculptures for families to wander around. And the idea of statues in classic style representing modern nations' values (justice, liberty, union and fidelity) is most appropriate.
ResponderExcluirUnas esculturas sensacionales.
ResponderExcluirUn abrazo, Luiz
Un lugar con mucha historia el que nos traes hoy.
ResponderExcluirSaludos.
I love the sights of Brazil! Greetings from Russia!
ResponderExcluirBuona domenica Luiz!
ResponderExcluirUna bella plaza y unas preciosas esculturas.Saludos
ResponderExcluirBom dia. Obrigado pela visita e comentários.
ResponderExcluirThe statues are majestic and beautiful! Great work by the people who made them.
ResponderExcluirLos monumentos públicos son historia. Su sola figura, es una imagen de contenido universal. A mi me encantan las plazas y parques con monumentos que gablen de la historia y identidad de los pueblos. Y, en este post, se aprecian en profusión. Un abrazo. carlos
ResponderExcluir