sábado, 2 de setembro de 2023

Heitor dos Prazeres é meu nome Parte II. Rio de Janeiro RJ.

    Seu tio, Hilário Jovino Ferreira, músico conhecido com "Lalau de Ouro" deu-lhe o seu primeiro cavaquinho. Tomou seu tio como modelo de compositor e aos doze anos, já era conhecido como Mano Heitor do Cavaquinho.











    Começou a participar de reuniões religiosas em casas onde na companhia de experientes tocava e improvisava ritmos africanos, com instrumentos de pecursão e cavaquinho.











    Entre as casas que frequentava eram as de vovó Celi, tia Esther, Oswaldo Cruz e tia Ciata, onde as reuniões de bambas mais importantes da época eram feitas, como Lalau de Ouro, Caninha, João da Baiana, Sinhô, Getúlio Marinho "amor", Donga, Saturnino Gonçalves ("Satur"). Pixinguinha, Paulo da Portela e outros.











    Enquanto trabalhava como engraxate e vendedor de jornais, frequentava as cervejarias próximas e cinema mudos próximos a Praça Onze e cafés da Lapa, onde podia ouvir os músicos e orquestras típicas da Belle Époque, no Rio de Janeiro.











    Aos treze anos, Heitor foi enviado para a prisão por vadiagem e passou dois meses na colônia correcional Dois Rios, na Ilha Grande. Alguns anos depois, ele começou a sair no carnaval fantasiado de baiana, envolto em um pano de cores vivas, tocando cavaquinho e seguido por uma multidão agitando as extremidades do pano. O limoeiro. Limão e Adeus, Óculo foram as primeiras composições e datam de 1912.











    Na década de 1920, assistido por outros sambistas e compositores como João da Baiana, Caninha, Ismael Silva, Alcebiades Barcelos("Bide") e Marçal ajudou a organizar vários grupos de samba do Rio Comprido, Estácio e outros locais nas proximidades, por isso era conhecido como Mano Heitor do Estácio.

Fonte: www.wikipedia.org Heitor dos Prazeres 

14 comentários:

  1. The images in your photos are interesting.
    Luiz, I wish you a good Sunday. My friend, I salute you!

    ResponderExcluir
  2. Carnival time back in 1912 must have been amazing. Colour, music, crowds!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Luiz,

    A tal lei da vadiagem era preconceituosa, pois fazia acepção entre as pessoas que poderiam ir presa,

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Una casa museo muy llena de obras, me gusta.

    Un abrazo, Luiz

    ResponderExcluir
  5. Interesting post and beautiful images.
    Have a good Sunday.

    ResponderExcluir
  6. Una exposición realmente hermosa.Saludos

    ResponderExcluir
  7. A great exhibition with some lovely paintings. Thanks for sharing and have a wonderful evening.

    ResponderExcluir
  8. Artista puro do Brasil e personaje da historia da cultura popular...

    Abrazo até vocé, amigo Luiz.

    ResponderExcluir
  9. Veo que la principal obra expuesta es la pictórica.

    Saludos.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.