domingo, 1 de março de 2026

Acolher Parte I. Niterói RJ.

    O Museu Janete Costa de Arte Popular recebe em Niterói, a exposição "ACOLHER".






   Com curadoria de e cenografia de Jorge Mendes, a mostra fica em cartaz até 29 de março de 2026.






   Potes de cerâmica, cestarias, gamelas e caixas confeccionadas por grandes artistas populares, cooperativas e comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas, sertanejas e ribeirinhas acolhem alimentos, água, memórias, saberes que atravessam gerações.






   Cada peça revela a marca das mãos que moldaram e a herança de quem ensinou o ofício.






   No barro, na fibra, na madeira estão gravadas histórias de um Brasil profundo, em diálogo com práticas da América Latina, onde povos distintos compartilham o gesto de acolher: acolher para preservar, preservar para celebrar.






   A arte popular latino-americana é feita de desses laços invisíveis, trançados na mesma matéria, nutridos pelo saber coletivo e movidos pelo desejo de manter viva a memória de todos nós.

   Jorge G. Mendes 
Curador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.