sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Forte do Gragoatá. Niterói RJ.

    O Forte de São Domingos de Gragoatá, também referido apenas como Forte do Gragoatá, localiza-se num promontório rochoso na extremidade da antiga Praia de São Domingos, atual bairro do Gragoatá, na cidade de Niterói, estado do Rio de Janeiro, no Brasil. 





    O nome do bairro é uma referência a uma planta típica da região, o Gragoatá ("bromelia balansae"). A antiga Praia de São Domingos, um extenso areal hoje cortado, ficou assim conhecida por uma primitiva capela ali erguida em 1652, sob a invocação de São Domingos, atual Igreja Matriz de São Domingos. 





    Existem divergências entre os estudiosos a cerca da data do início da sua primitiva fortificação: Salvador da Mata e Silva fixa-a em 1610, afirmando ser este o segundo forte mais antigo de Niterói, após a Bateria de Nossa Senhora da Guia, que remonta ao final do século XVI.





    Os arquivos relativos ao tombamento, no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, registram que um forte já existia em 1660, quando vários oficiais se dirigiram à Coroa Portuguesa, solicitando a sua conservação e reparação. 





    PIZZARO considera-o anterior a 1968, à vista da Carta-Régia de 17 de novembro desse ano ("Memórias Históricas do Rio de Janeiro"); SOUZA (1885) considera-o contemporâneo à Bateria de Nossa Senhora da Boa Viagem, anterior a 1710, no que é seguido por BARRETO (1958).





    É correto supor que o atual forte remonte a uma bateria instalada a partir de 1696, pelo governador da capitania do Rio de Janeiro, Sebastião de Castro Caldas (1695-1697). Em posição dominante sobre um rochedo, cruzava fogos com a Bateria da Boa Viagem e com a Bateria da Ilha de Villegaignon. 





    A Carta-Régia de 17 de novembro de 1698 mandava pagar a Pedro Gomes e Pedro Barros as obras realizadas na Bateria de São Domingos (PIZZARO, 1945), obras essa apresentando problemas estruturais já em 1701, necessitavam reparos, tendo o governador Francisco de Castro Moraes (1699-1702) responsabilizando esses dois empreiteiros por "falsificação das obras que haviam feito".





    Não há informação se este forte secundou o fogo da Bateria da Boa Viagem ante a invasão do corsário francês René Duguay-Trouin em setembro de 1711. Uma relação do governador Antônio de Brito Freire Menezes (1717-1719) informou a Lisboa que na Bateria de São Domingos contavam-se dez peças de ferro e 426 balas de diferentes calibres. 





    Em 1735 estava artilhada com 9 peças: 6 peças de 18 libras e 3 de 24 libras. A posição consta na "Relação geral de todas as praças fortificadas em torno do porto da cidade do Rio de Janeiro", de autoria do Brigadeiro Engenheiro Jacques Funck (7 de outubro de 1768). O Forte do Gragoatá é cheio de histórias, que não caberiam somente em uma postagem. 

Fonte: www.wikipidia.org Forte do Gragoatá 

12 comentários:

  1. Very interesting information and important photos.
    Luiz, my friend, I salute you and I wish you a good weekend!

    ResponderExcluir
  2. Normally forts are for protecting the men against the enemy coming in, so location and defensive walls are all that counts. But now, at least, the fort looks excellent.

    ResponderExcluir
  3. Uma bela aula de história brasileira. O meu aplauso e elogio. Feliz fim de semana.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, Luiz,

    Gostei de saber da história do forte de Gragoatá. Fiquei agora me perguntando se os fortes ainda têm alguma utilidade, rsrs.

    Abraço e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  5. Amigo, bellas imágenes y bella historia.
    Es lindo conocer esas historias que uno so se imagina.
    Cariños, te deseo un maravilloso fin de semana

    ResponderExcluir
  6. 1696 ... É realmente um lugar histórico e o edifício ainda é robusto. Esperamos que seja mantido e cuidado para que se torne história para nossos filhos e netos no futuro.

    ResponderExcluir
  7. Thank you for the information and the beautiful photos.
    It looks like a very interesting and historic building.
    Have a nice week end.

    ResponderExcluir
  8. What a great place to visit.
    I like historical places, fortresses and buildings.
    It's always interesting to learn more.

    ResponderExcluir
  9. A wonderful place with lots of history. Thanks for sharing and have a great weekend, Luiz.

    ResponderExcluir
  10. Por lo que nos has dicho de la forma de la bahía es posible que realizasen fuertes de forma de defender por todos los lados y que sean coetáneos unos de otros.

    Saludos.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.