terça-feira, 7 de novembro de 2023

Ilha Museu da Boa Viagem Parte II. Niterói RJ.

    A Ilha abrigou ainda uma bateria artilhada, para complemento da defesa da entrada da barra: a Bateria de Nossa Senhora da Boa Viagem. Duramente castigada pelo fogo da Esquadra durante a Revolta Armada (1893). Ali funcionou, entre 1840 e 1846 a Escola de Aprendizes de Marinheiros. No início do século XX, a capela passou a ser cuidada pela Sociedade Protetora dos Homens do Mar, que exerceu essas funções até 1937, quando esta a devolveu para a União. 


























    Em 1937, foi entregue pela Marinha através de acordo firmado com a Federação de Escoteiros do Mar, sob os cuidados do Almirante Benjamin Sodré, o "Velho Lobo", para ser um campo da Escola Nacional dos Escoteiros do Mar. A Ilha é ligada ao continente por uma ponte, construída na década de 70.


























    Após vários anos de abandono e falta de manutenção por parte dos escoteiros, a Prefeitura de Niterói, com anuência do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, assumiu o controle da Ilha e abriu processo de licitação para obras e completa manutenção e preservação do patrimônio. 

Fonte: www.wikipidia.org Ilha da Boa Viagem 

14 comentários:

  1. As fotos mostram ao mundo a beleza de uma ilha do Brasil. Grata pela viagens fotográficas que nos oferece.
    *
    Abraço/beijinho.
    */*
    Poema: Até amanhã meu amor
    */*

    ResponderExcluir
  2. Fotos sublimes que gostei de ver e ficar a conhecer através da fotografia.
    .
    Saudações cordiais.
    .
    Poema: “ Apenas amar-te “
    .

    ResponderExcluir
  3. Creo hubiera sido una desgracia se perdieran definitivamente esos edificios que en su día fueron usados para defender la bahía y iluminar a los marinos.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  4. I hope the National School of Sea Scouts appreciated the location and facilities.

    ResponderExcluir
  5. Interesting information. Luiz I salute you!

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, Luiz,

    Então, até a década de 70 só se chegava à ilha através das águas, já que ainda não existia a ponte, né?

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Un lugar en un enclave magnífico, qué vistas.

    Un abrazo, Luiz

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigada por compartilhar conosco essas imagens maravilhosas. Espero que você tenha um bom dia. Um abraço forte!

    ResponderExcluir
  9. Um lugar profundamente interessante do ponto de vista histórico, cultural, e natural! Que bom, constatar que foi muitíssimo bem recuperado! Adorei as imagens!
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.