terça-feira, 23 de abril de 2024

Léa: Negra Atriz da Liberdade Parte I. Niterói RJ.

    A mostra é uma homenagem à atriz Léa Garcia que desempenhou um papel fundamental no rompimento de barreiras para atrizes negras nas telas e no teatro.











    O Museu Janete Costa de Arte Popular convida para a exposição Léa: Negra Atriz da Liberdade. Para homenagear a trajetória artística da grande atriz.











    Serão colocados à disposição do público, colagens, textos originais, fotografias, desenhos, objetos cênicos, figurinos, revistas, e muito do que é o Teatro Experimental do Negro e da Grande artística e ativista negra, Léa Garcia.











    "No mês de março, no qual os holofotes estão direcionados a todas mulheres, para mim, enquanto mulher negra, é uma grande honra receber e abrir ao público nessa exposição",











    "Que expressa movimentos que visam romper com o sistema patriarcal e a barreira histórica e cultural de mulheres negras nas artes" comemora Juli Costa, diretora do Museu Janete Costa.

    Fonte: www.culturaniteroi.com.br Museu Janete Costa

12 comentários:

  1. eu sou fã da léa garcia, quero muito ver essa exposição, vi vários trabalhos com ela que comentei aqui https://mataharie007.blogspot.com/search/label/L%C3%A9a%20Garcia

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, não conhecia a atriz Léa Garcia, mas vejo que ela teve um papel importante que quebrou barreiras no Brasil. Espero que você tenha um bom dia. Um abraço forte!

    ResponderExcluir
  3. I wish Lea well in breaking down the patriarchal barriers.

    ResponderExcluir
  4. I don't know this actress, but I like to watch South American telenovelas. Brazilian too.

    ResponderExcluir
  5. Eu também sou fã da Léa Garcia. As atrizes negras, aliás, têm honrado muito a arte dramática, para o nosso deleite.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Liberdade que comemora amanhã cinquenta anos em Portugal.

    ResponderExcluir
  7. Una actriz que seguro nadie olvidará. Una abanderada de la mujer.

    Un abrazo, Luiz.

    ResponderExcluir
  8. Grazie per averci parlato della talentuosa attrice brasiliana.

    ResponderExcluir
  9. Una persona, en este caso una mujer, puede tener mas o menos talento pero para ello no depende de color de la piel, credo o ideología, que fue una luchadora bien lo refleja esa foto con el puño en alto símbolo del poder negro.
    Me gusta estos objetos y demás cosas que nos muestras en este articulo.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  10. Todo precioso, me ha encantado conocerla. Besos.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.