quarta-feira, 3 de abril de 2024

Mundo Zira - Ziraldo Interativo. Rio de Janeiro RJ.

    Pensada para pessoas de todas as idades, a mostra permite conexão direta com o mundo com o mundo criativo de Ziraldo e os visitantes são convidados a cocriar e individualizar sua arte, adicionando um toque particular às composições digitais.








    Homenageando a trajetória do quadrinista, multiartista e escritor, que desde os 1960 anos vem criando personagens icônicos que atravessam gerações, a exposição no CCBB RJ apresenta novidades exclusivas em relação ao projeto original:








    Um mini estúdio, onde o público tem a chance de se ver dentro dos desenhos do cartunista, e um caça-palavras cromático que propõe uma busca por frases emblemáticas do escritor, envolvendo os participantes em uma jornada lúdica.


Menino Maluquinho. 







    Ziraldo Alves Pinto (Caratinga, Minas Gerais, 24 de outubro de 1932) é um cartunistas, chargista, pintor, escritor, dramaturgo, cartazista, caricaturas, poeta, cronista, desenhista, apresentador, humorista e jornalista brasileiro.








    É o criador dos personagens famosos, como o Menino Maluquinho, e é atualmente, um dos mais conhecidos e aclamados escritores infantis do Brasil. Ziraldo é pai da cineasta Daniela Thomas e do compositor Antônio Pinto.








    Ziraldo Alves Pinto passou toda a infância em Caratinga, Minas Gerais. É irmão do também desenhista, cartunistas, jornalista e escritor Zélio Alves Pinto e também de Ziralzi Alves Pinto. Estudou dois anos no Rio de Janeiro e voltou a Caratinga, tendo concluído o módulo científico (atual ensino médio).








    Seu talento no desenho já se manifestava desde essa época, tendo publicado um desenho no jornal A Folha de Minas com apenas 6 anos de idade em 1939. Ziraldo começou a falar com 3 e 4 anos.






Menino Maluquinho. 



    Começou a trabalhar na Folha da Amanhã ( atual Folha de São Paulo), em 1954, com uma coluna dedicada ao humor. Ganhou notoriedade nacional a se estabelecer na revista o Cruzeiro em 1957 e, posteriormente, no Jornal do Brasil, em 1963.








    Seus personagens (entre eles Jeremias, o Bom, a Supermãe e o Mirinho) conquistaram os leitores. Em 1960 lançou a primeira revista em quadrinhos do brasileira feita por um só autor, a Turma do Pererê, que também foi a primeira história em quadrinhos em cores totalmente produzida no Brasil.

Fonte: https://ccbb.com.br/rio-de-janeiro/programacao/mundo-zira/
www.wikipidia.org Ziraldo

13 comentários:

  1. Luiz, imágenes maravillosas y mas para los niños .
    Turma do Pererê, el primer cómic en color producido íntegramente en Brasil.
    Un placer visitarte.
    Cariños y besos querido amigo

    ResponderExcluir
  2. Un gran artista polifacético, me encantó.Saludos

    ResponderExcluir
  3. Parece una de esas exposiciones aptas para niños de 0 a 99 años y si te permite interactuar con sus personajes habrá quien lo disfrute.
    Me pareció ver un personaje suyo que se te parecía.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  4. Luiz, my good friend this post is very nice.
    I wish you a beautiful Thursday, better than my today...

    ResponderExcluir
  5. No conocía la tira cómica. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  6. O trabalho do Ziraldo é muito brasileiro e muito cativante. E esta mostra parece ser muito legal, com a possibilidade de colocar o visitante dentro do quadrinho!

    Beijão

    ResponderExcluir
  7. This is a fantastic exhibition. So much fun for any age.

    ResponderExcluir
  8. Un enorme creador, qué bonita sus viñetas.

    Un abrazo, Luiz.

    ResponderExcluir
  9. this aspect of the exhibition empowers participants to express themselves artistically and become active participants in the storytelling...

    ResponderExcluir
  10. cute and playfull baloon. I like this collection of museum...nice to know the cool place and full of knowledge

    ResponderExcluir
  11. Hola!sin duda una exposición muy bonita y divertida. Saludos

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.