A Glória é um bairro da Zona Central da cidade do Rio de Janeiro, primeiro bairro da Zona Sul e passagem para quem sai do Centro da capital carioca.
Possui uma das Igrejas mais antigas da cidade do Rio de Janeiro a Imperial Irmandade de Nossa Senhora da Glória do Outeiro (já foi matéria no Blogger), considerada uma joia da arquitetura colonial brasileira, não se sabe ao certo quando começou a sua construção, sabendo-se com certeza que foi inaugurada em 1739.
Segundo um escritor francês Jean de Léry, que fez parte Sá expedição francesa que tentou plantar a França Antártica na Baía de Guanabara no século XVI, existia uma aldeia tupinambá no sopé do atual Outeiro da Glória em uma das foz do Rio Carioca (Carioca = Casa de Branco) (mais especificamente, a foz do Rio Catete, que era um braço do Rio Carioca).
Tal aldeia se chamava Kariók ou Karióg (casa de carijó) ou (Casa de Branco) e teria dado origem ao gentilíco da cidade do Rio de Janeiro, "carioca". Eu Amo Ser Carioca. Lembrando, carioca é a pessoa nascida na cidade do Rio de Janeiro. Quem nasce nas outras 91 cidades do estado do Rio de Janeiro, é chamado de fluminense (outra palavra de origem indígena).
Na região, ocorreram violentos combates entre portugueses e seus aliados indígenas, e franceses e tupinambás do outro, durante a expulsão dos franceses da região pelos portugueses no século XVI, pois os franceses e os tupinambás haviam construído uma forte paliçada (barreira defensiva e feita com estacas) na área, o Entrincheiramento de Uruçumirim.
Fonte: www.wikipidia.org Glória (Bairro do Rio de Janeiro).
Por las fotos que nos dejas si que debe ser un barrio que es la Gloria.
ResponderExcluirAlgo que aprendí hoy es que solo son "cariocas" los de la ciudad de Rio de Janeiro no los de su estado y menos como en ocasiones oigo decir adjudicándole a todos brasileños.
Saludos.
Luiz moro mo Rio de Janeiro e nunca fui no bairro, preciso conhecer esse bairro encantador, abraços.
ResponderExcluirLucimar a Igreja do Outeiro da Glória é histórica.
ExcluirMuito fascinante. Adoro explorar cidades e encontrar memoriais como este.
ResponderExcluirOlá, tudo bem? Conheço o bairro da Gloria. Estive aí. Será que o Rio estaria melhor com os franceses? Fica a pergunta no ar. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br
ResponderExcluirOu talvez pior? Nunca saberemos essa resposta. Mais a arte colonial portuguesa no Brasil é maravilhosa e única. O Rio de Janeiro, foi Capital do Brasil Colônia, Capital de Portugal, Capital do Período Imperial e Capital da República do Brasil. Não tem cidade igual. Se tiver pode me corrigir.
ExcluirWhat a beautiful area. All of your pictures are extraordinary!
ResponderExcluirthe creation of beauty is art.
Hola amigo. Mooie wijk met veel ruimte en mooie beelden. Ben je leraar geschiedenis?
ResponderExcluirSou também.
ExcluirThe man at the top of the very tall statue has a wonderful view over Gloria.
ResponderExcluirBeautiful place, thanks so much for the tour. Have a great day, Luiz.
ResponderExcluirI love these photos. A wonderful place to visit.
ResponderExcluirBelo bairro! Se não me engano, a igreja do Outeiro da Glória foi a preferida do 'high Society' carioca - até os anos 80 - para a realização de casamentos. E, sim, ser carioca é um privilégio!
ResponderExcluirAbraço
A valuable lesson about Brazil.
ResponderExcluirLuiz, I salute you!
Lindos monumentos. Te mando un beso.
ResponderExcluirgosto muito do bairro. não tenho nenhum apreço pelos colonizadores e suas violências locais aos originários da terra. beijos, pedrita
ResponderExcluirWonderful photos :-D
ResponderExcluirGloria is a beautiful name for a district!
ResponderExcluir