Jacarepaguá é um bairro da Zona Oste, do Município do Rio de Janeiro, no Brasil. Localiza-se na Baixada de Jacarepaguá, entre o Maciço da Tijuca e o Parque Estadual da Pedra Branca e na beira norte das lagoas de Jacarepaguá e da Tijuca.
Igreja de Nossa Senhora da Penna "no alto do morro".
Igreja de Nossa Senhora do Loreto.
Em 6 de março de 1661, foi criada a Freguesia de Jacarepaguá, sob a invocação de Nossa Senhora do Loreto de Santo Antônio. Na primeira metade do século XVIII construiu-se-a Igreja de Nossa Senhora do Loreto, ao pé do outeiro de Nossa Senhora da Penna, próximo ao largo da Freguesia.
O ponto culminante do município, o Pico da Pedra Branca, se localiza no seu limite com o bairro de Vargem Grande. É atualmente o sexto maior bairro do município, passando por um processo de gentrificação e urbanização. Criado em 1594.
Subida para Igreja de Nossa Senhora da Penna.
Portões da Entrada.
O topônimo "Jacarepaguá" é um termo em Tupi-guarani, que significa "enseada do lugar dos jacarés", através da junção dos termos îakaré (jacaré), paba (lugar) e kûá (enseada).
Com a sua colonização portuguesa, nada mudou até ao fim do século XVIII, com a divisão do vale em fazendas.
No fim do século XIX, começou o processo de aterramento de pântanos e redivisão das chácaras, que ocorreu lentamente e se manteve até os anos de 1960.
Fonte: www.wikipidia.org Jacarepaguá
Buon fine settimana Luiz!
ResponderExcluirOur Lady of Penna must have the best views in the entire country, but imagine trying to climb up that very sharp slope.
ResponderExcluirSubir é fácil a pé, com calma e tem um bondinho, para quem não coseguir, subir a ladeira.
ExcluirSinceramente, se aquele lugar tinha tanto pântano, a única maneira de habitá-lo era drenando o pântano. Parece que as ruas antigas estão muito bem preservadas.
ResponderExcluirmuito bonito. faz muito tempo que fui, mas foi só em um bairro de casas. beijos, pedrita
ResponderExcluirHola, je weet veel van geschiedenis. Mooie fotos. Fijn weekend. Groetjes Caroline
ResponderExcluirTus fotos nos demuestran que no es fácil el ascenso a la iglesia de Nuestra Señora da Penna, pero solo por disfrutar de esa naturaleza merece dar el paseo.
ResponderExcluirSaludos.
Tem um bondinho para subir, meu querido amigo Tomás.
ExcluirUn bonito recorrido virtual. Saludos
ResponderExcluirConhecia o bairro apenas de nome.
ResponderExcluirComo em vários pontos aí do Rio, a natureza predomina.
Um bom final de semana.
Oi Luiz,
ResponderExcluirJacarepaguá só conheço o autódromo de F1!
Bonitas as fotos, ficou bem documentado!
Bom fim de semana meu caro!
Boa Noite Marisa. Infelizmente o Autódromo de Jacarepaguá não existe mais, em seu lugar foram construídas estruturas, para os Jogos Olímpicos Rio 2016.
ExcluirIt's very nice there.
ResponderExcluirLuiz, I wish you a great weekend!
Fiquei feliz em saber que Jacarepaguá está passando por processo de gentrificação. Só espero que isso não resulte na expulsão dos atuais habitantes.
ResponderExcluirAbraço e bom fim de semana
The mix of natural landmarks like the Tijuca Massif and Pedra Branca State Park, along with the proximity to the lagoons, must make it an incredibly scenic and peaceful place to live or visit
ResponderExcluirThese are lovely Luiz :-D
ResponderExcluir