O CCBB RIO recebe a exposição "Arte Subdesenvolvida" que propõe uma reflexão sobre a produção artística brasileira entre os meados da década de 1930 e início de 1980, a partir do embate com a ideia do Subdesenvolvimento, que seria tanto uma condição para aqueles que viviam no Brasil como algo a ser superado a partir de suas contradições.
A mostra tem como eixo a problematização da ideia de subdesenvolvimento. Sobretudo após a Segunda Guerra Mundial, países econômica e socialmente vulneráveis passaram a ser denominados "subdesenvolvidos".
No Brasil, artistas e intelectuais reagiram a esse conceito.
Parte do que produziram nessa época está presente na exposição. O conceito durou cinco décadas até ser substituído por outros, entre os quais países emergentes ou em desenvolvimento.
Fonte: CCBB Rio e curadoria de Moacir dos Anjos.
Trabalho incrível e tocante. Gostei de ver.
ResponderExcluirInteresting :-D
ResponderExcluirBeautiful strong art! I really like the paintings, illustrations and drawings of workers.
ResponderExcluirO titulo soa a estranho por causa do "subdesenvolvida", mas a arte que vi é magnífica.
ResponderExcluirBoa semana.
Um abraço.
O Brasil e vários países, sempre foram chamados de Subdesenvolvidos. Hoje o Brasil e outros países são chamados de países emergentes ou desenvolvimentos.
ExcluirUnas obras increíbles, gracias por compartirlas con nosotros. Saludos
ResponderExcluirInteresting photos.
ResponderExcluirMy good friend, I wish you a good new week!!!
Lindas pinturas. Te mando un beso.
ResponderExcluirAs obras captam muito bem o conceito, a profunda injustiça.
ResponderExcluirWhy are the labourers and farmers any less development than middle European Expressionist works from 1915-50? Less colour in your excellent collection, perhaps.
ResponderExcluirUnas obras que muestran a la perfección la forma de vida de Brasil en aquellos años, por unos grandes artistas.
ResponderExcluirSaludos.