terça-feira, 22 de abril de 2025

Fábrica Bhering Parte II. Rio de Janeiro RJ.

    A ocupação do espaço deu-se de forma orgânica, pelo boca a boca dos próprios artistas que, descontentes com os altos preços para locações na cidade, encontraram uma forma de baratear custos e criar uma rede artística, onde colaboração é a alma do negócio.











    A fábrica, que já foi uma das maiores do país, especialmente pela produção e exportação de café, e por ícones populares, como as balas toffe e Boneco, também atrai por sua arquitetura diferenciada.











   O amplo projeto guarda curiosidades, como o fato de toda estrutura metálica que sustenta a edificação, bem como máquinas de última geração àquela época, terem vindo de navio desde Hamburgo, na Alemanha, após a compra dos ativos de uma indústria de chocolate que havia fechado as portas.











   Áreas de destaque, como o terraço, que descortina uma vista que cobre todo o Centro do Rio de Janeiro e até mesmo Niterói; o belo Pombal, área de pé direito altíssimo e muito bem iluminada pelas janelas que ladeiam todas as edificações, e que já serviu de set para inúmeras gravações, como abertura do programa dominical Fantástico, da TV Globo; são pontos altos do passeio pela Bhering.


   Esses filmes foram gravados, na Fábrica Bhering. A Fábrica Bhering serviu de set.










   Com uma área construída de mais de 15 mil metros quadrados há cerca de 80 ateliês de arte funcionando a todo vapor. Dividindo espaço com maquinários centenários em uma planta fabril que ocupa todo um quarteirão, há ceramistas, designers, produtores, artistas plásticos, livreiros, fotógrafos, lojistas, trapiches de móveis, pequenos bares, música, gastronomia e até uma pequena fábrica de cerveja artesanal, tudo isso na Rua Orestes n° 28, no bairro de Santo Cristo, Zona Portuária da cidade do Rio de Janeiro.

   Fonte: Riotur Fábrica Bhering.

14 comentários:


  1. I love examining architecture, but if the factory produced and exported great coffee, I would move in next door. As long as they had a coffee shop on the ground floor, I would never move home again :)

    ResponderExcluir
  2. It's good that the factory is showing off its achievements, Luis. Have a nice Easter week!

    ResponderExcluir
  3. Lugar cheio de história. Que tenha uma excelente semana!

    ResponderExcluir
  4. Supieron aprovechar a la perfección esta antigua fábrica. Saludos

    ResponderExcluir
  5. Interesting post and photos.
    Luiz, I salute you!

    ResponderExcluir
  6. Uma reutilização de espaço muito criativa!
    Arte por todo o lado!
    Fantástico!

    ResponderExcluir
  7. Como eu disse no post anterior, gostaria de conhecer esse lugar.

    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Una bonita manera de usar esa vieja fabrica donde elaboraban el rico café brasileño y mostrar todo tipo de arte.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  9. Gosto especialmente de pôsteres de filmes.
    Abraços 🐾 Tirinhas do Garfield.

    ResponderExcluir
  10. Rendas altas e espaços abandonados.
    Macau??

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.