domingo, 31 de agosto de 2025

Museu Nacional Parte V Final. Rio de Janeiro RJ.

    Na noite de 2 de setembro de 2018, um incêndio de grandes proporções atingiu a sede do Museu Nacional, destruindo a quase totalidade do acervo em exposição, uma perda inestimável e incalculável para formação histórica e cultural não só do país mas no mundo.











   Foram perdidos registros de dialetos e cantos indígenas de comunidades que já se extinguiram, afirmou o historiador Daniel Tutushamum Puri. O edifício que abriga o museu também resultou extremamente danificado, com rachaduras, desabamento de sua cobertura, além da queda das lages internas.











   Em 17 de janeiro de 2019, o Museu Nacional inaugurou sua primeira exposição após o incêndio que destruiu seu acervo.











   O acervo das pesquisas sobre fósseis de animais marinhos, elaborado por funcionários por funcionários da instituição, foi exposto no prédio da Casa da Moeda. O público pode encontrar fósseis de 80 milhões de anos.











   Em 2 de setembro de 2022, o Museu Nacional reinaugorou a fachada do Jardim e o terraço. Em comparação dos 200 anos de Independência do Brasil, algumas exposições também foram abertas em diferentes áreas do museu. A reabertura total do Museu Nacional está prevista para ocorrer entre 2027 e 2028.

   Fonte: www.wikipidia.org Museu Nacional (Rio de Janeiro)

sábado, 30 de agosto de 2025

Museu Nacional Parte IV. Rio de Janeiro RJ.

   O Museu Nacional, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é a mais antiga instituição científica do Brasil que, até setembro de 2018, figurou como um dos maiores museus de história natural e antropologia das Américas.











   Localiza-se no interior do parque da Quinta da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro, estando instalado no Palácio de São Cristóvão.











   O palácio serviu de residência à família real portuguesa de 1808 a 1821, abrigou a família imperial brasileira de 1822 a 1889 e sediou a primeira Assembleia Constituinte Republicana de 1889 e 1891, antes de ser destinado ao uso de um museu, em 1892.











   Fundado por Dom João VI em 6 de junho de 1818 sob a denominação de Museu Real, o museu foi inicialmente instalado no Campo de Santana, reunindo o acervo legado da antiga Casa de História Natural, popularmente chamada "Casa dos Pássaros", criada em 1784 pelo Vice-rei Dom Luís de Vasconcelos e Souza, além de outras coleções de mineralogia e zoologia.











   A criação do museu visava atender aos interesses de promoção do progresso socioeconômico do Brasil através da difusão da educação, da cultura e da ciência. O edifício é tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1938.

   Fonte: www.wikipidia.org Museu Nacional (Rio de Janeiro).