sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Itaú Cultural Parte VI Final. São Paulo SP.

    A exposição divide em nove módulos, montados em ordem cronológica. Em primeiro lugar, o Brasil desconhecido, que reúne imagens de impressão dos estrangeiros ao entrar em um país que acabaram de "descobrir", lembrando: aqui já moravam os povos originários.












   No segundo o Brasil "holandês", a foco na chegada de Mauricio de Nasau, e as obras produzidas sobre o país. Módulo três, o Brasil Secreto, onde toda atenção é voltada para Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.












   No módulo quatro, o Brasil dos naturalistas, ocupa dois andares, sendo a parte da exposição que mais chama a atenção, por conta da presença do colorido.












   Em O Brasil da Capital, há diversas imagens que retratam o Rio de Janeiro, através de panoramas a variedade de vegetações. Possuindo outros módulos: O Brasil das províncias, O Brasil do Império, O Brasil da escravidão e o último, o Brasil dos brasileiros.

   Fonte: www.wikipidia.org Itaú Cultural

quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Itaú Cultural Parte V. São Paulo SP.

    A Coleção Brasliana é uma exposição permanente no museu, inaugurada no dia 13 de dezembro de 2016 e aberta ao público com dois andares na sede, no espaço Olavo Setúbal.












   Possui uma parede com 300 gravuras em um dos andares, a respeito da fauna e da flora brasileiras, se relacionando à história do Brasil, desde o século XVI, englobando diversas imagens de animais e plantas.












   Lá, são expostas 1.300 obras de duas coleções distintas, que pertencem ao Banco Itaú: a Brasliana e Numismática (de moedas) apresentando pinturas, desenhos, gravuras, mapas e documentos que retratam o Brasil a partir da chegada dos colonizadores.












   Uma das obras ilustres que chamam a atenção são o retrato de Dom Pedro II, e a também diversas moedas e barras de ouro, criadas desde a vinda dos portugueses até o dias atuais.

   Fonte: www.wikipidia.org Itaú Cultural