Na noite de 2 de setembro de 2018, um incêndio de grandes proporções atingiu a sede do Museu Nacional, destruindo a quase totalidade do acervo em exposição, uma perda inestimável e incalculável para formação histórica e cultural não só do país mas no mundo.
Foram perdidos registros de dialetos e cantos indígenas de comunidades que já se extinguiram, afirmou o historiador Daniel Tutushamum Puri. O edifício que abriga o museu também resultou extremamente danificado, com rachaduras, desabamento de sua cobertura, além da queda das lages internas.
Em 17 de janeiro de 2019, o Museu Nacional inaugurou sua primeira exposição após o incêndio que destruiu seu acervo.
O acervo das pesquisas sobre fósseis de animais marinhos, elaborado por funcionários por funcionários da instituição, foi exposto no prédio da Casa da Moeda. O público pode encontrar fósseis de 80 milhões de anos.
Em 2 de setembro de 2022, o Museu Nacional reinaugorou a fachada do Jardim e o terraço. Em comparação dos 200 anos de Independência do Brasil, algumas exposições também foram abertas em diferentes áreas do museu. A reabertura total do Museu Nacional está prevista para ocorrer entre 2027 e 2028.
Fonte: www.wikipidia.org Museu Nacional (Rio de Janeiro)
Tuesday will be the 7th anniversary of this tragic fire :( It's truly terrible that this fire broke out :( Forror :(
ResponderExcluirLuiz, I send you my regards and I wish you a good first week of September!
Thank you so much for sharing this, Luiz.
ResponderExcluir