No cenário atual em que as novas tecnologias transformam os modos de criar imagens e discurso, que lugar ainda cabe ao artista?
Como pensar criticamente o uso das ferramentas digitais sem perder de vista as questões éticas que atravessam processos das artes visuais?
Na 6ª edição do PEGA (Encontro de Estudantes de Graduação em Arte do Estado do Rio de Janeiro), promovida pela Revista Desvio, a exposição não se propõe a oferecer todas as respostas, mas abrir espaço para um debate urgente e necessário.
Ela se instala em uma zona de ficção entre arte e tecnologia - um território instável, onde corpo, trabalho, memória e criatividade se encontram em constante tensão.
Desde a segunda metade do século XX, a intensificação das novas tecnologias e dos meios de comunicações vêm transformando profundamente as formas que como produzimos, consumimos, lidamos com e nos relacionamos.
Fonte: Centro Cultural dos Correios RJ




















❤️
ResponderExcluirLuiz, esta primera parte del PEGA en Río de Janeiro abre un espacio necesario para pensar el cruce entre arte y tecnología en un tiempo en que las imágenes y los discursos se transforman sin pausa. Señalas con claridad cómo la exposición no busca respuestas cerradas, sino un territorio de debate donde cuerpo, trabajo, memoria y creatividad conviven en tensión. Recordás que desde mediados del siglo XX las nuevas tecnologías cambiaron nuestra forma de producir y relacionarnos, y situás esta edición como un intento de comprender ese movimiento sin perder de vista la ética y la crítica. Un texto claro, actual y muy tuyo.
ResponderExcluirUn fuerte abrazo, Luiz.
Luiz, you've raised an interesting topic. Nice photos :)
ResponderExcluirMy good friend, I salute you on the next hot-African (I'm talking about the air temperature, I love days like that!!!) day in Poland!!!
O mundo está em transformação e todos precisam se adaptar, inclusive os artistas. Um abraço!
ResponderExcluirLindas pinturas. Te mando un beso.
ResponderExcluirSe as novas tecnologias forem utilizadas sempre assim só resta aplaudir.
ResponderExcluirUm abraço
Oh que hermosas pínturas muy bonito todo el arte que nos muestras a través de tus fotografias
ResponderExcluirMuito interesante. Eu nao falo portugues però estoy segura que tu comprednes español y escribo asi. Muchas gracias por tu vísita en mi blog. Que tengas un buen dia, Luis. Saludos desde Finlandia. - Rita - Profesora de idiomas (ingles, italiano) 🇫🇮 🩵
ResponderExcluirMaintaining sight of the ethical issues that permeate visual arts processes was always important in the past. But I wasn't sire it was still important today. So it is important that the exhibition is opening a space for a contemporary debate.
ResponderExcluirLuis, I think digital and art are poles apart. Digital is produced by machines, and art is made by people. Of course, one day they will converge.
ResponderExcluir