sábado, 29 de agosto de 2026

Marilou Winograd Parte I. Rio de Janeiro RJ.

    A arte proporciona, por vias diversas, permuta de valores, de argumentos, de ideias, de sonhos, não exclusivamente entre artistas e público, mas também entre os próprios artistas motivando parceiras que se consolidam fortes e saudáveis.






   Marilou Winograd e Mario Camargo de longa data constituíram elos de respeito mútuo, conexões solidárias e empáticas, isto é, sem que isso fosse exigência recíproca.






   Assim é que desde seu primeiro trabalho em conjunto, há cerca de 25 anos, estiveram sempre imersos em projetos curatorais expositivos, individuais ou coletivos, seja no Brasil ou no exterior, incentivados que foram por haver uma espécie de complementação entre suas produções e modos de pensar.






   Em Samba da Bênção Vinicius de Moraes, o poetinha (apelido carinhoso dado pelo amigo Tom Jobim), nos diz que "a vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida", o que reflete bem a cooperação longeva desses dois artistas.






   Esta mostra, creditada a Winograd, em certa medida comemorativa para ambos, oferece também, por extensão, o resultado do período de comprometimento com inúmeros criadores abraçados por empreitadas realizadas pela dupla que agora, culminam com o convite desta àquele amigo em que se representam qual soma final de todos os encontros já empreendidos por ela.






   Foram muitos bons momentos compartilhados, e a consequência disso está expressa no que foi idealizado por ela ao mais uma vez se associar a um parceiro de jornada representante de todos que com ele já se uniram em diferentes épocas e ocasiões diferentes. 






   Nessa particularidade de agregar quem está pelo caminho vemos vínculo de suas criações com as anotações que faz: "juntar fotos de obras minhas em processo de construção, lã de acrílico como matéria do precário, algodão cru embebido em tinta industrial e fio de cobre como elemento condutor".

   Fonte: Osvaldo Carvalho Centro Cultural dos Correios RJ.

10 comentários:

  1. Um trabalho partilhado que você nos traz. Gostei muito. Aproveito para lhe dar os parabéns pelos 7 anos do seu blogue.
    Tudo de bom.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Υπέροχη ανάρτηση.Θερμά συγχαρητήρια.

    ResponderExcluir
  3. Luiz, I like the words you quoted: "Life is the art of encounter, even though there are so many disagreements in life." You also posted some interesting photos.
    Speaking of exhibitions and museums, I was at the great Barbie doll museum yesterday.
    Luiz, I send you greetings!

    ResponderExcluir
  4. Luiz, qué entrada tan rica en arte y en historia compartida. Me ha gustado esa idea inicial de que “el arte proporciona… el intercambio de valores, argumentos, ideas y sueños”
    Un fuerte abrazo.

    ResponderExcluir
  5. Thank you for introducing this artistic collaboration... the original artworks are surely magnificent... Art connects. Art creates beauty... let us share beauty... the world needs it.
    Thank you and best wishes.

    ResponderExcluir
  6. Pelo que entendi, os dois artistas fazem um tipo de "colagem" do trabalho de ambos, que envolve fotografias e outros materiais.

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Si que parecen complementarse a la perfección.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  8. Hola, Luiz.
    Marilou Winograd y Mario Camargo me han gustado.
    Paso también a saludarte, amigo carioca.
    Feliz domingo.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.