Arquivo do blog

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Paracatu MG.

Antes da chegada dos portugueses ao continente americano, a porção central do Brasil era ocupada por indígenas do tronco linguístico macro-jê, como os acroás, os xacriabás, os xavantes, os caiapós, os javaés, etc. "Paracatu" é um termo de origem tupi que significa "rio bom" través da junção dos termos "Pará" ("rio") e "katu" ("bom").

Catedral de Santo Antônio.






Paracatu, desde de 1586, já era conhecida por europeus pela primeira bandeira percorrida pela cidade> bandeira de Domingos Luiz Grau, posteriormente outras passaram pela região.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário.






Entretanto o povoado surgiu efetivamente com a chegada das bandeiras de Felisberto Caldeira Brant e de José Rodrigues Fróis com as descobertas das abundantes jazidas de ouro e prata apesar de um certo  tipo de povoamento, com o ciclo do ouro, ter se iniciado anteriormente.

Casa de Cultura de Paracatu.






Assim surgiu o Arraial de São Luiz e Sant'Ana das Minas de Paracatu. O título de Vila de Paracatu do Príncipe foi dado por alvará-régio de dona Maria I, rainha de Portugal, em 20 de outubro de 1798, atendendo a consulta do Conselho Ultramarino.

Museu Histórico Municipal de Paracatu.






Nessa época Paracatu pertencia à Comarca do Rio das Velhas, com sede em Sabará e passou a denominar-se Vila do Paracatu do Príncipe. A primeira Câmara Municipal foi empossada em 1799.

Centro Histórico de Paracatu.






Em 1840 Paracatu é elevada à cidade e se torna a cabeça da Comarca de Paracatu (Capital), que incluía em seu território cidades tais como Uberaba e Uberabinha (Uberlândia), no Triângulo Mineiro, e cidades do Norte de Minas.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Paracatu#Etimologia

20 comentários:

  1. Que imagens lindas, você visitou isso tudo?
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  2. Very cool and still attractive after all this time.

    ResponderExcluir
  3. La catedral en su exterior es muy sencilla pero en su interior es de gran belleza como los otros templos que nos muestras en su interior.
    En cuanto a la arquitectura civil dentro de su sencillez tiene una gran belleza.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  4. Tudo muito lindo .Sou suspeita pq amo essa arquitetura .
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. não conheço paracatu. gostei muito do q vi aqui. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  6. Apreciado Luiz, qué lugar bien cuidado en el espacio que representa su cultura, y su arte, como sus capillas. Me hacen recordar, cuando aún el último huracán no había devastado la isla de Providencia, sus casas y sus iglesias pintadas con decoro y esmero. Pacacatu, voz indígena para un pueblo legendario e histórico.
    Un abrazo. Carlos

    ResponderExcluir
  7. Què gran dedicación para preservar el patrimomio cultural. Brasil es ejemplar...

    Abrazao amigo!!

    ResponderExcluir
  8. A Igreja, sobretudo a Igreja.
    Lindíssima.
    Abraço, bfds

    ResponderExcluir
  9. Bueno, es una zona preciosa. Una ermita estupenda.

    Un abrazo

    ResponderExcluir
  10. Me maravilla la manera que tenéis los brasileños de conservar tanta belleza.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  11. I may have expressed this before, but the white exteriors with blue contrasts is a very fresh appearance.

    ResponderExcluir
  12. Me gustan estas fotos de Paracatu se ve un pueblo lleno de luz con unas iglesias muy bonitas, también me ha gustado la fuente.Saludos

    ResponderExcluir
  13. Linda a Catedral de Santo Antônio, amei as imagens.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite meus queridos amigos. Paracatu faz parte do trajeto que eu fiz para Brasília e depois algumas cidades do Estado de Goiás, que breve, postarei umas matérias no Blogger.

    ResponderExcluir
  15. imagens muito bonitas desses cidadezinhas bem conservadas!
    d'a a entender que havia respeito pelo vocabulario dos nativos ja que foi permitido a muitas localidades guardar nomes dados pelos indigenas

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.