quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Artesanato do Ceará Parte II.

Dentre todas as modalidades de artesanato, se há uma tipologia que é a cara do nordestino é o couro. Como não ter na cabeça a imagem do vaqueiro vestido da cabeça aos pés.

O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) sediado no Rio de Janeiro (RJ) é uma plataforma mercadológica para o reposicionamento e a qualificação do artesanato brasileiro para a ampliação do mercado.







De artigo popular do sertanejo a artigo nobre, o couro assume os mais diversos  moldes, e até mesmo cores, nas mãos de artesãos como as de Espedito Veloso, popularmente (e mundialmente) conhecido como Espedito Seleiro.








Seu Espedito diz que já nasceu dentro de uma oficina em Nova Olinda, Ceará. O pai, o avô, todo mundo trabalhou a vida inteira com o ofício.







Na verdade, o curtume é uma forma de vida dentro do município, um modo de atrair turistas e expandir o artesanato. No que diz a disseminação do artesanato, Seleiro foi mais longe e alcançou o mundo inteiro participando de coleções de móveis e vestuário, o que, para o artesão é motivo de gratidão.

Fonte: https://somosvos.com.br/especial-ceara-artesanatos/

20 comentários:

  1. Una preciposidad de artesanías, me han gustado muchísimo.Saludos

    ResponderExcluir
  2. Admirável e elogiável o trabalho dos artesãos. Infelizmente cada vez as máquinas se sobrepõem e os artesãos vão desaparecendo.
    .
    Votos de boas festas
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos

    ResponderExcluir
  3. Si hay algo que caracterice un lugar es su artesanía, como esta tan singular a partir del cuero. El trabajar el cuero desde miradas del exorno, muchas veces ve uno volar el arte, en la talabartería. Y que haya un exponente como Saleiro, ya indica que la mirada va más allá del mero hacer por hacer. Un abrazo. Carlos

    ResponderExcluir
  4. Estimado amigo, precioso trabajos artesanales dignos de esa exposición.
    Gracias por mostrarlo.
    Un abrazo de corazón.

    ResponderExcluir
  5. Arte do povo que pasa de generación en generación desarrollando increíbles diseños... Maravilha misma!!

    ResponderExcluir
  6. I feel sorry for the dead animals, but those leather handbags are gorgeous.

    ResponderExcluir
  7. Parece que estou a ouvir a música típica a acompanhar.
    Abraço, bfds

    ResponderExcluir
  8. Preciosas arteanías, me han encantado todas.

    Un abrazo, Luiz

    ResponderExcluir
  9. These look good. I love the bags :-D

    ResponderExcluir
  10. Um tipo de artesanato rico em detalhes, que é impossível não ficar maravilhado. Obra de arte de artista brasileiro.

    ResponderExcluir
  11. Que lindo, estou encantada com estes trabalhos. Os artesãos estão de parabéns. É importante manter a cultura e o artesanato local.

    Excelente!

    Beijinho

    ResponderExcluir
  12. Son unas verdaderas obras de arte las que nos presentas en este articulo. Nos dices que el artesano es miembro de una saga de artesanos que espero no se pare en el.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  13. I love the square toed shoes. Everything is just so lovely.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.