terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Barbacena MG. Parte II Final.

A antiga Barbacena ficava às margens do Caminho Novo da Estrada Real para o Rio de Janeiro, empreendimento iniciado às expensas do capitão-mor Garcia Rodrigues Pais em 1698 e Domingos Leme ajudou a concluir.

Casa Franco.







Garcia Rodrigues Pais também recebeu carta de sesmaria das suas posses antigas na Borda do Campo em 1727. A propriedade, tempos depois, passou às mãos do inconfidente José Ayres Gomes.






Em 14 de agosto de 1791, foi criada a Vila de Barbacena e erigido o respectivo pelourinho e Câmara pelo Visconde de Barbacena, D. Luís Antônio Furtado de Mendonça, então governador e capitão-general da capitania, que deu à vila o seu próprio título (originalmente, de Barbacena, em Portugal).

Igreja de Nossa Senhora do Rosário.






A vila teve como sede o antigo Arraial da Igreja Nova de Campolide, compreendendo, ainda, os territórios dos arraias e freguesias de Nossa Senhora da Conceição do Engenho do Mato e de Nossa Senhora da Glória do Simão Pereira.

Igreja Basílica de São José Operário.






A Vila de Barbacena foi criada com áreas desmembradas dos territórios das Vilas de "Sam João de El Rey" e de "Sam Joze de El Rey" (atual cidade de Tiradentes). Barbacena deu origem a muitas cidades, como uma principal, Juiz de Fora, hoje uma das maiores cidades do estado de Minas Gerais. O território da antiga cidade de Barbacena foi tão grande e fazia divisa com o estado do Rio de Janeiro.

Museu da Loucura.






O Museu da Loucura é daqueles espaços, assim como museus dedicados à inquisição, ao holocausto, à escravidão e à ditadura, que são necessários para nos fazer refletir e lutar para que atrocidades como as  foram cometidas não se repitam jamais. O Hospital começou a funcionar em 1903, com o nome de Azylo Central em Barbacena. Em 1911, transformou-se em Hospital Colônia de Barbacena, a partir dai, milhares de pessoas eram encaminhadas para, teoricamente para, serem tratadas naquele Hospital. Trens chamados de "Trens dos Loucos"  chegavam cheios de pessoas para serem internadas, muitas abandonadas pelas famílias. Com capacidade para 200 pessoas, já chegou a receber 5000.






Superlotação, condições desumanas, doenças, fácil entender porque cerca de 700 pacientes morriam por ano. Logo, outro fato começou a ficar comum: corpos começaram a desaparecer "sem explicação" - iniciou-se um comércio ilegal para faculdades de medicina. Não havia dignidade. Não havia cuidado. Não havia esperança. O hospital chegou a ser comparado a um campo de concentração nazista por um psiquiatra italiano que o visitou. Qualquer pessoa por indesejada como: alcoólatras, mendigos, homossexuais, meninas solteiras que não eram mais virgens e esposas traídas (para que os homens ficassem com as amantes) eram mandados para lá. Graças a Deus o hospital foi fechado em 1980.

Cidade das Rosas. 






Barbacena é responsável, segundo estimativa, por 36% da produção de rosas no país. 90 mil dúzias das rosas e 100 mil duzias de flores diversas chegam ao mercado todos os meses, para os mercados nacional e internacional. São 46 floricultores e mil empregos diretos e dois mil indiretos gerados, mas a trajetória até o sucesso atual é longa. O primeiro plantio de rosas foi feito por imigrantes italianos que chegaram à região na década de 40. Barbacena é popularmente conhecida como a Cidade das Rosas e dos Loucos.

Fontes: www.wikipedia.org Barbacena
www.mineirosnaestrada.com.br
www.barbacena.mg.gov.br
www.otempo.com.br

29 comentários:

  1. Começo por referir que apreciei a postagem, do princípio ao fim.
    O seu blogue é magnífico, quer no que toca à informação e à forma como a mesma é partilhada com os visitantes, quer relativamente à particularidade que se prende com a ríquíssima História do Brasil e à beleza arquitectónica dos seus monumentos.
    Parabéns!
    Um abraço do Humberto Maranduva

    ResponderExcluir
  2. Le architetture che hai presentato sono splendide-Ciao

    ResponderExcluir
  3. Me han gustado mucho todos los edificios.Saludos

    ResponderExcluir
  4. Muy lindo lugar. Y esas exposiciones sonn encantadoras.

    Un abrazo, Luiz

    ResponderExcluir
  5. What a beautiful place. The buildings are very nice and the Basilica Church of Saint Joseph is absolutely beautiful to see. Thanks for sharing, my friend.

    ResponderExcluir
  6. Про больницу - очень жутко. Здания просты по архитектуре, но милые.

    ResponderExcluir
  7. So, so sad about that hospital's legacy, Luiz, but thank the Lord it was closed down so such malpractice could no longer go on. I'm so thankful that you ended this post with the beautiful roses to remind us that while there may be man's inhumanity to man, God's creation knows nothing but beauty and love.
    Blessings!

    ResponderExcluir
  8. Maravilhosa arquitetura mineira (mais uma).Museu arquivo da nossa história .Vele a pena visitar estas cidades históricas de Minas.Tem muita história do Brasil .
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. the churches and the roses are absolutely beautiful !! and so very sad about that hospital; thankfully it WAS closed ♥

    ResponderExcluir
  10. Da gusto ver que esas construcciones con personalidad, que son gratas a la vista, sobreviven en medio de tanto edificio gris, frío, amargado...
    Gracias por las fotos, Luiz.

    Saludos,
    J.

    ResponderExcluir
  11. Luiz I thank you for your words about the crimes of history. They are special to me at this time.
    Unfortunately, (this is terribly sad!) but the world has learned nothing from history!
    Forgive me Luiz, but at this point I don't have the strength to write more. I will only say that tomorrow will be the saddest birthday of my life.

    ResponderExcluir
  12. Luiz I will tell you that roses are one of the most beautiful flowers!

    ResponderExcluir
  13. Boa noite amigo Luiz.
    Belas arquiteturas cheias de história.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  14. It was very nice to see the churches and the beautiful roses.

    However, very sad and distressing to read about the hospital, thankfully it was closed.

    All the best Jan

    ResponderExcluir
  15. Bella cuidad y las rosas son geniales. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  16. Qué gran tarea de divulgación realizas, amigo Luiz, para con tu pueblo y sus diversas comunidades. A cada entrada sorprendes y logras motivar nuestro interés... Te felicito de corazón una vez más!!

    ResponderExcluir
  17. Por lo visto ese hospital era algo diabólico, Luiz. ¡Me horrorizo de lo que he leído! Gracias por compartir.

    ResponderExcluir
  18. Луис, какие интересные и красивые здания! И прекрасные розы!

    ResponderExcluir
  19. Eu ainda não conheço esse pedaço do Rio, mas vou anotar.

    https://clebereldridge91.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. bela cidade com monumentos que se destacam pela beleza arquitetónica,
    como no mundo, existem rosas e infelizmente tragédias terríveis

    ResponderExcluir
  21. There is no lovelier present than fresh, colourful flowers. Even the smell warms the heart.

    ResponderExcluir
  22. Tal como te dije en el anterior articulo me parece una ciudad muy bella, como las rosas.
    El museo traerá malos recuerdos a las personas que estuvieron en el.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  23. Espero em Deus que nunca mais essas atrocidades venham acontecer em nenhum lugar do mundo. Obrigado pela visita e comentários.

    ResponderExcluir
  24. Thank you for all your efforts in this It is very interesting Blog ...
    I believe there are many people who feel like I read this article!
    I hope you continue to have articles like this to share with everyone!
    website casino online

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.