sábado, 12 de fevereiro de 2022

Bichinho MG. Parte III.

Trate-se do negro - importante ressaltar- Vitoriano Gonçalves Veloso, o qual também pertenceu à cavalaria mineira como alferes, assim como Tiradentes, porém com mais habilidades ao cavalo, tanto que era o principal mensageiro dos inconfidentes. Vitoriano Veloso era filho de uma escrava com pai branco, nascido em 1738 num lugarejo conhecido como Gruta do Ouro que depois - por vícios de fala - virou Gritadouro e depois Gritador, mas hoje guarda seu nome, Vitoriano Veloso-MG, distrito de Prados-MG.






Depois de ser alfaiate - ora, Tiradentes arrancava os caninos - foi feito alferes dos pardos da Comarca do Rio das Mortes e, ao se juntar ao movimento rebelde, foi posto como mensageiro de confiança dos conjurados. Era um sujeito destemido o tal galopeiro da Inconfidência. A presteza do alferes Vitoriano - subtenente -, eis, que conhecia bem a estrada real, assim como sua devoção aos pedidos de mensagem, ficaram evidenciados por pesquisadores ao concluírem que ele teria percorrido cerca de 240 quilômetros em três dia e duas noites em montaria, depois de 10 de maio de 1789, avisando aos conjurados encontrados - entre Prados e Vila Rica - das prisões ocorridas no Rio de Janeiro envolvendo Silvério Reis e Tiradentes.






Quando o alferes Vitoriano foi preso é que realmente foi possível constatar a rapidez de suas cavalgadas. Lá, nos autos da Devassa - processo - foi ouvido oito vezes. A sétima  vez foi em 22 de janeiro de 1790. Mantido preso, a oitava vez aconteceu no ano seguinte e, somente uma ano e três meses depois (1792), tomou conhecimento de sua sentença: degredo perpétuo para Moçambique, África. Tiradentes já havia sido enforcado no dia 21 de abril de 1792. No dia 16 de maio do mesmo ano, Vitoriano Veloso foi torturado mediante açoite como pena adicional por ser negro. Foi chibatado enquanto dava três voltas aos pés da mesma forca que havia matado o mártir da Inconfidência.

Igreja Nossa Senhora da Penha de França.






A obra para a construção da Igreja foi iniciada por volta de 1732, e foi concluída em 1771, juntamente com o povoado, teve origem no século XVIII, como decorrência dos assentamentos dos bandeirantes, e outros mineradores interessados na exploração do ouro. Nesse tempo, a Igreja e todo o núcleo histórico do povoado, passou por processo de tombamento, para preservar a rica história local.






Sua fachada simples não evidencia a riqueza de seu interior, dominado por belíssimas pinturas no estilo rococó. A ornamentação pictórica é atribuída a Manoel Victor de Jesus, que soube valorizar, sobretudo, os forros e púlpitos da Igreja. Foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Nacional (IPHAN) em 1949, sofrendo acréscimos na parte lateral de sua edificação, dois anos mais tarde.






Depois do flagelo, e para cumprir sua pena principal em Moçambique, embarcou em 22 de maio do mesmo ano, juntamente com Tomás Antônio Gonzaga e outros condenados. Embarcou para não mais voltar. Morreu no degredo, mas restaram seus despojos que encontram-se no Panteão do Museu da Inconfidência, Ouro Preto Minas Gerais. Vitoriano foi o único negro do movimento separatista e o único a receber chibatadas pelo caminho, até chegar ao patíbulo, pelo "horroroso crime de alta traição, com a mais escandalosa temeridade" contra a Coroa. Depois de Tiradentes, foi o mais castigado. Enquanto o alferes Tiradentes deu nome à famosa cidade mineira, o alferes Vitoriano Veloso deu nome ao simples povoado onde nasceu, hoje distrito, que já pertenceu à cidade de Tiradentes, mas hoje pertence a Prados, e mais conhecido por "Bichinho", apelido famoso e que ofusca o nome do seu valoroso nativo.

Fontes: www.maislugares.com
www.bichinho.net
www.agora.com.vc/noticia/o-outro-alferes/

39 comentários:

  1. The richness of its interior really was dominated by beautiful Rococo paintings, yes. Whereas the ceilings and pulpits of the Church might have looked too flimsy in snowy, Northern Europe, they look fine where the natural light is fine all year.

    ResponderExcluir
  2. Toda una lección de Historia de tu pais que cómo en todos los lugares del mundo tiene sus partes tristes e injustas.El lugar sigue pareciéndome muy bonito.Saludos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história do lugarejo é muito interessante e pouco conhecida.

      Excluir
  3. Que lindo Luiz, impresionante la belleza interior de la iglesia y muy interesante historia. Un abrazo

    ResponderExcluir
  4. The church is absolutely beautiful. Luiz. Thanks for sharing and have a fantastic weekend.

    ResponderExcluir
  5. Me encanta la pasión que pones para divulgar la historia de tu país y de tu povo, amigo. Estoy muy agradecido por seguir tu blog.

    Abrazo más que grande, Luiz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Carlos. A história de Vitoriano Veloso não é muito conhecida aqui no Brasil.

      Excluir
  6. Linda MG, um estado muito bonito que enriquece a nossa história.

    Amigo Luiz tenha um bom fim de semana.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Me gusta mucho llegar a aqui,siempre encuentro cosas buenas,abrazos,buen finde.

    ResponderExcluir
  8. No solo me gusta el interior de esa iglesia en la que te ocurrió como a mi en muchas ocasiones que el exterior no tiene nada que ver con lo que vemos dentro.
    Unido a lo anterior nos dejas una buena reseña de la historia de Brasil.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pela postagem! Uma aula de história!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e carinho minha querida amiga Sandra.

      Excluir
  10. Não importa que o nome de Vitoriano está quase esquecido devido ao Bichinho .O importante é lermos ,estudarmos depois séculos sua história ,Um herói por isso sofreu tanto .Belissima história ,lugar ,arquitetura. Vale uma leitura e uma visita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma história que precisa ser contada nas escolas do nosso país. Obrigado pela visita Marina.

      Excluir
  11. Luiz I would like to learn as much as possible about your country. I regret that in Poland we aren't taught at school about South America and Africa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Anna. Fico feliz em lhe mostrar um pouco do Brasil.

      Excluir
  12. very beautiful place Luiz...i'm interested in learning historical of this place that born a great figure here.

    Have a nice weekend ^^

    ResponderExcluir
  13. È molto interessante leggere la storia del tuo paese e degli eroi del Brasile.

    ResponderExcluir
  14. Muchas gracias por compartir la historia, un abrazo

    ResponderExcluir
  15. Preciosa entrada, espero que tengas un buen día
    Abrazos!

    ResponderExcluir
  16. Muy interesante, la iglesia es bonita. Besos.

    ResponderExcluir
  17. Interesantes historiasde tu tierra. Abrazos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. História forte e pouco conhecido por muitos brasileiros.

      Excluir
  18. Lindas artesanías. Te mando un beso y te deseo un feliz dia del amor y la amistad.

    ResponderExcluir
  19. Coitado do Vitoriano que sofreu esse terrível castigo,
    eram pessoas muito corajosas porque os atos de separatismo eram castigados com muita violência e crueldade em todos os países nos séculos passados

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.