terça-feira, 8 de março de 2022

Arte Urbana XII. São Gonçalo RJ.

A região onde está situado o município de São Gonçalo era primitivamente habitada por índios tamoios que foram surpreendidos pelos primeiros conquistadores, portugueses e franceses. São Gonçalo foi fundado em 6 de abril de 1579 pelo colonizador Gonçalo Gonçalves.






Seu desmembramento, inciado no final do século XVI. foi efetuado pelos jesuítas , que instalaram uma fazenda conhecida como Colubandê no começo do século XVII, às margens da atual rodovia RJ 104.






Em 1646, foi alçada à categoria de paróquia, já que, segundo os registros da época, a localidade-sede ocupava uma área de 52km2, com cerca de seis mil habitantes, sendo transformada em freguesia.






Visando à facilidade de comunicação, a sede da sesmaria foi posteriormente transferida para as margens do rio Imboaçu, onde foi construída uma capela, monumento atualmente restaurado.  






 O conjunto de marcos históricos remanescentes do século XVII inclui a fazenda Nossa Senhora da Boa Esperança, em Ipiíba, a propriedade do capitão Miguel Frias de Vasconcelos, no Engenho Pequeno, a Capela de São João, o porto do Gradim e a Fazenda da Luz, em Itaóca; todas as lembranças do passado colonial de São Gonçalo. 






No século XVIII, o progresso econômico atingiria proporções maiores e, ao lado das fazendas, não eram poucos os engenhos de açúcar e aguardente, da mesma forma que prosperavam as lavouras de mandioca, feijão, milho e arroz.






O comercio desenvolvia-se na mesma proporção das atividades agrícolas, e as dezenas de barcos de transporte de gêneros e passageiros davam maior movimento ao litoral, em constante intercâmbio com outros portos das diversas freguesias e com o Rio de Janeiro. Hoje São Gonçalo é a segunda maior cidade do estado do Rio de Janeiro, com mais de 1.000.000 de habitantes.

Fonte: saogoncaloinfo.blogspot.com História de São Gonçalo

23 comentários:

  1. Preciosas pinturas urbanas llenas de arte.Saludos

    ResponderExcluir
  2. Arte urbana excepcional, graffiteros talentosos, el pueblo expresándose, no hay cosa más genial... Qué maravilla, amigo Luiz!!

    ResponderExcluir
  3. Querido amigo Luiz!
    Que linda exposição de arte.
    Muito grata por compartilhar!

    Um abraço e boa semana

    ResponderExcluir
  4. Hola! los murales son una auténtica maravilla. Saludos

    ResponderExcluir
  5. Uma semana com muita paz e saúde meu querido amigo.

    ResponderExcluir
  6. very talented artists...do you know how long it takes them to paint these murals ?? appreciation for sharing Luiz ! ☺♥

    ResponderExcluir
  7. Very profound art. All beautiful. Have a nice day.

    ResponderExcluir
  8. An amazing collection of photographs ...

    All the best Jan

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante, amigo.. obrigado por compartilhar.. Abração..boa semana..

    ResponderExcluir
  10. I love murals that tell historical stories, complete with beautiful locals, trains, trees, birds etc.

    But I would never allow an image of a gun :(

    ResponderExcluir
  11. Arte callejero. Qué grafitis más buenos.

    Un abrazo, Luiz

    ResponderExcluir
  12. Amigo Luiz, ya sabes que soy muy aficionada a los grafitis, ese arte callejero que embellece muros y paredes, así me ha gustado mucho este reportaje que has hecho del arte urbano, una muestra de la creatividad y el arte de tu país ¡ese tren está increíble de bien!
    Muchos besos.

    ResponderExcluir
  13. Muy impactantes. Bellos grafitis, pero muy bellos.

    Un abrazo, LuiZ

    ResponderExcluir
  14. Unos murales que nos muestran la historia de esa ciudad.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  15. Muito bom. É preciso ter muita arte para fazer isso.
    Abraço
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  16. Interessante arte urbana que conta a história da localidade!
    Encontramos que em tempos antigos,
    "o nobre Gonçalo Gonçalves recebeu, do governador da Capitania do Rio de Janeiro, a sesmaria localizada às margens do rio Imboaçu, com o dever de construir uma capela e um povoado no período de três anos. Ele construiu uma capela com o santo de sua devoção, São Gonçalo de Amarante..."
    Sabia que existia algures no Brasil a cidade de São Gonçalo, não sabia onde ficava!
    Para quem gostar de ver algumas imagens de Amarante e de São Gonçalo de Amarante (cujo mosteiro se encontra junto à ponte), no norte de Portugal, que inspirou a São Gonçalo brasileira:) segue o link:
    https://
    www.youtube.com/watch?v=Dri-HCj5kds

    ResponderExcluir
  17. A arte urbana, desvendando a história e a natureza dos lugares!
    Uma verdadeira maravilha estes murais! Adorei esta super série de imagens!
    um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.