terça-feira, 1 de março de 2022

Rio 457 anos. Mercado Municipal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro RJ.

Uma parte da história do Mercado Municipal do Rio de Janeiro, começou em 15 de novembro de 1902, quando assume  a Presidência da República o Doutor Rodrigues Alves e nomeia para o cargo de prefeito da cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, o extraordinário Engenheiro Francisco Pereira Passos.

Mercado Municipal do Rio de Janeiro.





Pereira Passos que já havia prestado relevantes serviços ao Brasil, pois foi construtor de uma das primeiras estradas de ferro (na época), a Dom Pedro II, a atual Central do Brasil, foi também criador e construtor da primeira estrada cremalheira do Brasil, a de Petrópolis, e de uma das primeiras estradas de ferro, a que vai das Paineiras ao Corcovado para servir ao turismo.





Na cidade do Rio de Janeiro, Pereira Passos realizou importantes reformas, dando-lhes praticamente o aspecto moderno que tem na atualidade. A tarefa apelidada de "bota-abaixo" pelos cariocas, consistia em demolir pardieiros e cortiços infectos e abrir novas avenidas como a Avenida Rio Branco e a Avenida Beira Mar, ao longo da faixa litorânea e que continua pela Avenida da Ligação, atual Oswaldo Cruz, e pela praia de Botafogo, facilitando assim o acesso a Copacabana.





Mas a cidade crescia, a população aumentava e não havia um centro de distribuição de produtos agrícolas digno da capital de um país moderno. Então a prefeitura, firmou um contrato de 50 anos com a Companhia do Mercado Municipal, que construiu no largo de Moura, junto à Praça 15 de Novembro e às barcas, que fazem hoje a travessia Rio-Niterói, um Mercado Municipal inaugurado em 14 de novembro de 1907.





Com o passar dos anos surgiram atritos entre a Companhia do Mercado e os comerciantes que, liderados pelos senhores José Eiras, José Ramos Soares e Carlos Vieira da Silva, resolveram fundar uma associação que representasse e defendesse os legítimos direitos dos comerciantes junto à Companhia e às autoridades.





A associação foi fundada em maio de 1932. Os anos se passaram e nas reuniões de diretoria da Associação dos Mercados Municipais sempre abordava o término do contrato com a prefeitura com a Companhia do Mercado. Em junho de 1955, foi enviado um ofício sobre o término do contrato e não se obteve resposta.





Foi realizado um concurso para aprovar um projeto arquitetônico que atendesse as necessidades dos comerciantes. Esta obra foi considerada em volume de concreto armado a terceira do Brasil, só superada pelo estádio do Maracanã e a Hidrelétrica de Furnas em Minas Gerais.





Finalmente no início de janeiro de 1962, a cidade do Rio de Janeiro, já Estado da Guanabara, sendo seu primeiro governador senhor Carlos Lacerda, que foi tolerante, pois esperou que pelo menos a parte do atacado de hortifrutigranjeiros com quatrocentos e vinte lojas ficasse pronta e permitisse uma mudança sem grandes transtornos no Abastecimento da cidade.





Aos homens que se esforçaram, infelizmente todos se foram, mas deixaram um exemplo de dedicação e de amor pela classe que pertenceram. Segundo Sócrates a única memória válida do coração é a gratidão. A esses homens somos eternamente gratos.

Parabéns Rio de Janeiro pelos seus 457 anos de história.

Fonte: www.cadeg.com.br

17 comentários:

  1. It was a brilliant idea to wholesale the fruit and vegetables in hundreds of open "shops" on both sides of the wide corridors. It looks like Melbourne's biggest fruit and vegetable market, which is where I would always go. If only it was close to my home.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Rio pelos 457 anos de história e parabéns a você por a desvendar. Temos que conhecer e gostar da nossa historia, para conhecer-nos melhor, mas isto digo eu, que adoro história.
    Abraço e bom carnaval.

    ResponderExcluir
  3. Me resultan muy familiares estas imágenes.
    Buen post.
    Feliz día.

    ResponderExcluir
  4. Es enorme y tiene de todo pero me han llamado mucho la atención las secciones de plantas ya que me encantan.Saludos

    ResponderExcluir
  5. nunca fui. o de sp infelizmente manchou a imagem com os estelionatários nas barracas. muito triste. muitos comerciantes estão incomodados com a imagem negativa que esses crimes de alguns deixaram no espaço. muito triste. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  6. Rio de Janeiro uma cidade do País irmão que um dia gostava de visitar. Se calhar nunca vai acontecer- Belas fotos.
    .
    Cumprimentos cordiais
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  7. The markets looks nice with all their fruits and vegetables. Beautiful photos, Luiz.

    ResponderExcluir
  8. Apesar de ter virado baiano adotivo, amigo, quando leio os teus posts me dá saudade do meu Rio! :) Meu abraço, boa semana.

    ResponderExcluir
  9. He estado tantas veces allí, tantas como saudades... por supuesto ahora lo veo mas modernizado. Abrazo até lá, amigo Luiz.

    ResponderExcluir
  10. Un mercado en el que no falta de nada Luiz. Lindas fotos.

    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  11. Depois de todas suas postagens que acompanho diariamente só posso dizer Parabéns seu Lindo .O Rio continua lindo.
    Abraço

    ResponderExcluir
  12. I could stay inside the flower and garden shop for DAYS !!!!! ☺☺♥

    ResponderExcluir
  13. Luiz I see that you can buy a lot of different things. I speak of fruits and vegetables, I think they are organic and healthier than the supermarkets.

    ResponderExcluir
  14. Un mercado semejante al que podemos ver en muchas ciudades españolas donde se venden en especial comestibles.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde. Obrigado pela visita, carinho e comentários pelo aniversário do Rio de Janeiro. O Rio não é uma cidade perfeita ou sem problemas. Mas recebe de braços abertos a todas as pessoas do Brasil e do mundo. Uns são cariocas de coração.

    ResponderExcluir
  16. Que buen mercado! Y Rio de Janeiro hermoso. Un abrazo

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.