terça-feira, 8 de março de 2022

São João del Rei MG. Parte V Final.

Devido à vocação comercial de São João del Rei, a sua feição colonial não é a mesma das demais vilas mineradoras da época. Já em princípios do século XIX, ela se mostra madurecida comercialmente: lojas instaladas em elegantes casarões oferecem todo os tipo de mercadoria, desde as produzidas na comarca e até as importadas.

Estação de Trem de São João del Rei.










Também é precoce o surgimento da imprensa, assinalado pela fundação, em 1827, do Astro de Minas, o segundo jornal do estado de Minas Gerais. Em 6 de março de 1838, a Vila de São João del Rei torna-se cidade. Nessa época, possuía cerca de 1600 casas. distribuídas em 24 ruas e 10 praças.








Feirinha e Artesanato de São João del Rei


Ainda no século XIX. contava com casa bancária, hospital, biblioteca, teatro. cemitério público construído fora do núcleo urbano, além de serviços de correio e iluminação pública a querosene.









Desenvolve-se ainda mais com a inauguração em 1881 da primeira seção da Estrada de Ferro Oeste de Minas, que ligava as cidades da região a outros importantes ramais das Estrada de Ferro D. Pedro II.







Hostel Dom Bosco. 

Excelente lugar para hospedagem para quem deseja conhecer tanto São João del Rei, como Tiradentes ou o distrito de Bichinho na cidade de Prados, Minas Gerais. 




Em 1893,  instalação da Companhia industrial São Joanense de Fiação e Tecelagem traz novo impulso a economia local, a tal ponto que a cidade é novamente indicada para sediar a capital de Minas Gerais. Em junho desse ano, o Congresso Mineiro Constituinte aprova, em primeira discussão, a mudança da capital para a região da Várzea do Marçal, subúrbio de São João del Rei. Mas, numa segunda discussão, o projeto inclui Barbacena e também Belo Horizonte, um planalto localizado no vale do Rio das Velhas, onde existia o antigo Arraial do Curral del Rei.

Fonte: wikipedia.org São João del Rei. 

6 comentários:

  1. Fotos lindíssimas, deslumbrantes de ver. O meu elogio.
    Feliz dia internacional da mulher
    .
    Hoje escrevi: “ É lindo o coração da mulher “
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Arte de todos os tipos, muito lindo. Foi uma linda viagem por São João del Rei
    Obrigado caro amigo

    ResponderExcluir
  3. Un lugar maravilloso el de la vieja estación como museo del ferrocarril.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  4. Спасибо за красивые фотографии! Мне очень понравились игрушки, особенно куклы. До сих пор я люблю кукол.

    ResponderExcluir
  5. Great article..I am looking so forward to your blogcomment and
    I love your page on your post.. That is so pretty
    Fishing Shooting

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.