sexta-feira, 22 de julho de 2022

Atrás da Grande Muralha Parte II Final. Rio de Janeiro RJ.

São trabalhos que traduzem esteticamente a pandemia da Covid-19, as desigualdades da globalização, a fragilidade da matéria, problemas ambientais, a hipocrisia humana e o território estreito e desolador do preconceito.






"Os artistas chineses primam por ciar obras cheias de frescor, com reflexões sobre o mundo em que vivemos, mas, ao mesmo tempo, valorizam técnicas e temas locais e tradicionais. A partir de um mergulho na própria cultura, produzem trabalhos inovadores.






É isso que faz dessa produção algo único e vibrante na arena internacional da arte", afirma o curador, que fez diversas viagens à China para reunir as obras expostas na exposição.






Entre artistas chineses de grande destaque, dentro e fora da China, está Sun Xun, presente na mostra com três trabalhos inéditos produzidos durante a sua passagem pelo Brasil, em 2017. Xun é um expoente da nova geração de artistas chineses e suas obras ambiciosas carregam narrativas pluriversais, ou seja, voltadas a várias sociedades e modos de pensar, ainda que lancem mão de suportes tradicionais, como a xilogravura e a tinta chinesa.






"O visitante vai se impressionar com o talento excepcional desse artista, que busca inspiração em culturas diversas e na literatura para compor uma produção dinâmica e reveladora", promete o curador.






Outros artistas com grande virtuosismo técnico participam do projeto, como Angel HUi Hoi Kiu, que se inspira na Dinastia Ming (1368-1644), período das brilhantes e celebradas porcelanas brancas e azuis, em suas pinturas com tinta chinesa, trazendo elementos do cotidiano de Hong Kong, como os parques, a flora e a fauna do lugar.

Fonte: www.dasartes.com.br

21 comentários:

  1. Obrigada por partilhar essa arte chinesa!
    Bom fim de semana!

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  2. Trabalhos muito interessantes por bonitos.
    .
    Feliz fim de semana.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  3. Pluriversal narratives are indeed very ambitious. I hope they work.

    ResponderExcluir
  4. A beautiful exhibition! Have a great weekend, Luiz.

    ResponderExcluir
  5. Really interesting works. I have never been to China, but China has a powerful culture and artists! Luiz my good friend from Brazil I wish you a happy weekend!

    ResponderExcluir
  6. Maravilhosa exposição. Vale a pena uma visita com um olhar apurado .

    ResponderExcluir
  7. This art is just amazing. Thank you Luiz.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, Luiz,

    Que proposta, a desta exposição e artistas! A Pandemia da Covid é recente e este pessoal já apresenta estes trabalhos - no calor da hora - do jeito que eu gosto, pois sempre acreditei que os artistas devem 'traduzir' o tempo em que vivem, em seus trabalhos.
    Abraço

    ResponderExcluir
  9. These are interesting and different :-D

    ResponderExcluir
  10. Las pinturas y estampas chinas son un género pictórico en sí mismo... Abrazo até lá, amigo Luiz.

    ResponderExcluir
  11. Lindo contraste entre figurativo y abstracto

    Un abrazo. Buen fin de semana

    ResponderExcluir
  12. Preciosas estas obras chinas, llenas de delicadeza.
    Muchos besos.

    ResponderExcluir
  13. Confesso que estou aprendendo e apaixonado por essas obras de arte maravilhosas.

    ResponderExcluir
  14. Por lo que nos muestras estos artistas chinos actuales se siguen diferenciando de los occidentales.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  15. Mais uma partilha de excelência, Luiz! Um verdadeiro privilégio poder apreciar tantos olhares e criatividades distintas! Para mais, numa fase, que afectou a sensibilidade, e as emoções de todos...
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.