quarta-feira, 20 de julho de 2022

Monalisas Brasileiras. Rio de Janeiro RJ.

Começou, no Rio de Janeiro, uma amostra que homenageia renomadas mulheres brasileiras de um modo inusitado. A exposição Todo dia também é Dia de Mulher, do artista plástico pernambucano Dilson Cavalcanti, traz 18 telas de figuras icônicas do país, retratadas como se fossem "Monalisas", do famoso quadro de Leonardo da Vinci.







As obras gigantes (1,70 m por 1,40) estarão expostas de uma forma diferente do convencional: serão colocadas nas janelas  do histórico prédio do Centro Cultural dos Correios do Rio e estarão voltadas para a rua, onde todos possam vê-las.







"A ideia é reverenciar diversas mulheres brasileiras que vêm protagonizando transformações em suas vidas e na sociedade durante os últimos cinco séculos e, que, muitas vezes, foram ignoradas. Ao exibir as telas em áreas de grande circulação de pessoas e com acesso gratuito, esses ícones passam a despertar curiosidade de pessoas de todas as idades", explica Cavalcanti.







As "Monalisas" estilizadas trazem importantes figuras femininas do Brasil, como a princesa Isabel, a recém-falecida cantora Elza Soares, a ex-deputada Maria da Penha, a apresentadora Hebe Camargo, a guerreira Dandara, a empresária e ex-modelo Helô Pinheiro, a pintora Tarsila do amaral, a médica Zilda Arns, a indígena Catarina Paraguaçu, a revolucionária Anitta Garibaldi, a escritora Cora Coralina, a freira Santa Dulce dos Pobres, a escrava alforriada Chica da Silva, a combatente Maria Quitéria e a enfermeira Ana Neri.






Para criar as obras, ao artista usou tinta acrílica, água, esponjas, pincéis, espátulas e até rodo de estamparia. "Os recursos gráficos digitais, usados na impressão das "Monalisas Brasileiras", deram outra expressão para o meu trabalho abstrato de pintura", diz. As telas fazem parte da Série Monalisas Brasileiras, que, segundo Cavalcanti, visa trazer ao conhecimento do público essas mulheres emblemáticas do país, muitas vezes esquecidas.

Fonte: www.portalvilamariana.com

18 comentários:

  1. Luiz in my opinion is a SUPER IDEA!!! It would be great if Poland took the example of Brazil!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Acho sempre válido qualquer obra que evidencie as mulheres, porque muitas se destacam nas áreas em que atuam.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Impresionante muestra y reconocimiento de la mujer brasilera de Chica a Tarsilia pasando por todas las demás... Dan ganas de investigar sobre la vida y el aporte sociocultural de todas las demás.

    Abrazo grande, amigo Luiz.

    ResponderExcluir
  4. The Brazilian Mona Lisa Series aims to show these emblematic women of the country to people who would not normally go to an art gallery. So it is a very clever idea to place the portraits in windows facing the street where lots of people walk past. Clever thinking :)

    ResponderExcluir
  5. Montajes muy originales, me ha mpresionado.

    Un abrazo

    ResponderExcluir
  6. Excelente apresentação Luiz, dessas mulheres, que amparam a história do Brasil, de acordo com a vivência de cada uma!
    Há algum tempo, passei a conhecer Beatriz de Albuquerque (Portugal, 1517 — Pernambuco, 1584)
    Será que ela está na exposição?
    Também chamada de Brites, esposa de Duarte Coelho, o primeiro capitão-donatário de Pernambuco, jovem senhora nobre portuguesa, tendo chegado ao Brasil em 1535,
    Por ter assumido o governo da Capitania após a morte do marido, é reconhecida como a primeira governante das Américas.
    Segundo os relatos dos historiadores indicam que a primeira mulher a chegar ao poder "manteve a ordem e a paz, construiu e urbanizou núcleos sociais; trouxe prosperidade….”



    ResponderExcluir
  7. Boa tarde. Eu sugeriria outras divas: Dona Rute Cardoso e Fernanda Montenegro. Obrigado pela visita e carinho.

    ResponderExcluir
  8. QUE BELA IDEIA! FICOU UMA BELA EXPOSIÇÃO!

    ResponderExcluir
  9. Muy interesante, me ha gustado. Besos.

    ResponderExcluir
  10. Uma fantástica exposição, com esta original e valorosa forma de homenagear tantas figuras femininas marcantes da cultura brasileira!
    Mais uma belíssima reportagem fotográfica, Luiz!
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.