segunda-feira, 19 de setembro de 2022

CRAB Parte V Final. Rio de Janeiro RJ.

A Região Centro-Oeste é uma das cinco regiões do Brasil definidas pelo IBGE em 1969. É formada por três estados: Goiás. Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mais o Distrito Federal, onde se localiza Brasilia, a capital do país e a cidade mais populosa da região.






Com uma área de 1 606 403,506 km², o Centro-oeste é a segunda maior região do Brasil em superfície territorial superada apenas pela Região Norte, sendo um pouco maior que a área do estado do Amazona ou da Região Nordeste. Por outro lado, é a região menos populosa e possui a segunda menos densidade populacional. Por esse motivo, apresenta algumas concentrações urbanas e grandes vazios demográficos.






Das regiões brasileiras, o Centro-Oeste é a única que faz limite com todas as demais e, ao mesmo tempo, a mais interiorana do país, sendo a única que não possui litoral. Os indígenas foram os primeiros habitantes da Região Centro-oeste. Depois chegaram os bandeirantes.






Eles descobriram muitas minas de ouro e fundaram as primeiras vilas: Vila Real do Bom Jesus de Cuiabá, atual Cuiabá capital do estado de Mato Grosso e a cidade mais antiga do oeste brasileiro, Vila Boa, atual Cidade de Goiás e Meia Ponte, hoje, município de Pirenópolis. Surgiram arraiais que se tornaram municípios importantes. A descoberta de diamante deu origem à vila chamada Corrutela.






Os fazendeiros de Minas Gerais e de São Paulo, também povoaram a região. Eles organizaram grandes fazendas de criação de gado. Para defender as fronteiras do Brasil com os outros países, foram criados fortes militares. entre eles, destaca-se o Forte Coimbra, hoje o município de Corumbá. Em volta desses fortes surgiram povoados.






A construção de Brasília, também contribuiu para o povoamento e o desenvolvimento socioeconômico da Região Centro-Oeste. O povoamento aumentou coma construção de estradas de ferro e, mais tarde, com o aparecimento das rodovias e das hidrovias. O Mato Grosso do Sul lutou várias vezes para se tornar independente do Mato Grosso, tendo sua independência oficializada em 1º de janeiro de 1979.






Como em quase todo o território brasileiro, o relevo da região é marcado por unidades suaves, raramente ultrapassando mil metros de altitude. o relevo centro-oestino é composto por três unidades dominantes: Planalto Central; Planalto Meridional e  Planície do Pantanal.







O Pantanal é uma planície inundável de formação, cuja altitude média é aproximadamente 100 metros. É portanto, uma depressão relativa situada entre os planaltos Central, Meridional e relevo pré-andino. Periodicamente, a planície do Pantanal é inundada pelo Rio Paraguai e seus afluentes. O relevo da planície tem duas feições principais: cordilheiras e Baías ou lagos.






O clima da região Centro-Oeste do Brasil é o tropical, quente e chuvoso, sempre presente nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. A característica mais marcante deste clima quente é a presença de um verão chuvoso, entre os meses de outubro a abril, e um inverno seco, entre os meses de maio a setembro. O norte de Mato Grosso, ocupado pela Amazônia, é abrangido pelo clima equatorial, o restante da região possui clima tropica.

Fonte: www.wikipedia.org Região Centro-Oeste

20 comentários:

  1. Excelente descrição debuma atração da cidade
    Bravo caro amigo

    ResponderExcluir
  2. Interesting information on the Midwest region of Brazil!
    The rich display of wonderful local crafts is very attractive!

    ResponderExcluir
  3. Very valuable information and beautiful photos. My friend I salute you!

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Conheço Mato Grosso do Sul!!! Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. A secura do inverno brasiliense, que às vezes extrapola os 100 dias, só deu uma amainada ontem, devido às chuvas que caíram na região, rsrs.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Muito informativo e com ótimas fotos. Os vídeos ainda ajudaram a complementar tudo.

    ResponderExcluir
  7. Me encantó ver y conocer sobre esta región. Besos.

    ResponderExcluir
  8. Luis,
    Obrigada por mais essa
    riquíssima publicação!
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  9. Un lugar lleno d ecosas preciosas.Saludos

    ResponderExcluir
  10. Unas cosas muy lindas en tus fotografías, feliz día

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Luiz,
    Um post muito elucidativo, que apreciei bastante e em que pude conhecer sobre essas regiões do Brasil.
    Ilustrações lindas!
    Beijinhos e continuação de boa semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  12. Grande e ótima reportagem, Luiz!
    Gostei de ler e do excelente artesanato. Maravilha!
    É de uma região que me desperta muita curiosidade.
    Também gostei de saber do CRAB...
    Você faz muito pelo seu país.
    Desejo-lhe uma boa e feliz entrada na primavera.
    O meu abraço, bom amigo.
    ~~~~~~

    ResponderExcluir
  13. Todo tiene su atractivo. Me encantaría pasarme horas en esta exposición...

    Abrazo até lá, amigo Luiz.

    ResponderExcluir
  14. Espero ter outras experiências e exposições de artesanato brasileiro no CRAB e trazer novas matérias para vocês.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.