quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé. Rio de Janeiro RJ.

A igreja remonta à primitiva capela do vizinho Convento do Carmo, um dos mais antigos da cidade do Rio de Janeiro, fundado ainda no século XVI. Quando os carmelitas chegaram à cidade, por volta de 1590, foi-lhes doada uma capelinha dedicada a Nossa Senhora do Ó, na então Rua Direita (atual Primeiro de Março), perto da praia, local do atual templo.






Ao longo dos séculos XVII e XVIII, os frades construíram um grande convento ao lado da capela, edificando ainda existente, apesar de parcialmente descaracterizada. A primeira capela deu lugar à atual igreja a partir de 1761.






As obras, a cargo do Mestre Manuel Alves Setúbal, estenderam-se por quinze anos, tendo o novo templo sido sagrado em 22 de julho de 1770, com uma procissão solene. A talha dourada em estilo rococó do interior, de grande beleza, foi realizada por mestre Inácio Ferreira Pinto a partir de 1785.






Como a chegada da família real portuguesa e de sua corte ao Rio de Janeiro, em 1808, o vizinho Paço dos Vice-Reis (atual Paço Imperial) foi utilizado como casa de despachos da corte. A rainha D. Maria I (1777-1816) foi instalada no também vizinho Convento do Carmo, sendo ambos os edifícios ligados por um passadiço elevado (hoje inexistentes) sobre a Rua Direita.






Por ser o templo mais próximo, D. João VI designou a Igreja de Nossa Senhora do Carmo como nova Capela Real Portuguesa e, pouco mais tarde, também Catedral do Rio de Janeiro, condição que manteve até 1976, quando foi inaugurada a Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, na Avenida República do Chile.






Como capela Real, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo foi palco de importantes eventos, como a sagração de D. João VI como rei de Portugal, em 20 de março de 1816, após a morte de D. Maria I. ali também o príncipe D. Pedro, futuro imperador do Brasil, recebeu sua esposa D. Leopoldina de Áustria, no dia 6 de novembro de 1817, com quem se tinha casado por procuração alguns meses antes, na Itália.






Nesse período a igreja teve muita importância no desenvolvimento da música erudita no Rio de Janeiro. Foram regentes e compositores da Capela Real, o brasileiro Padre José Maurício Nunes Garcia e o português Marcos Portugal. A fachada foi completada apenas por volta de 1822 pelo arquiteto português Pedro Alexandre Cavroé, que deu ao edifício um frontão elevado em estilo clássico.






Após a Independência do Brasil, a igreja passou a ser Capela Real Imperial e sediou as cerimônias de sagração dos Imperadores D. Pedro I e D. Pedro II, bem como o casamento da Princesa isabel com Louis Phillippe Gaston d 'Orleans, o Conde D'Eu, em 15 de outubro de 1864.






Para permitir a ligação da Rua do Cano (atual 7 de setembro) com o Largo do Paço, em 1875 (1857 segundo outros autores), forma demolidas a torre e a portaria do antigo convento. Um passadiço elevado conectou os dois edifícios até 1890. Por determinação do Cardeal Arcoverde, a torre foi reconstruída em 1905 e, em 1910, construiu-se o frontispício voltado para a Rua 7 de Setembro. Estas obras afastaram o conjunto das suas linhas originais.

Fonte: www.wikipedia.org Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé

17 comentários:

  1. Linda igreja e bem mostrada aqui! abraços, chica

    ResponderExcluir
  2. Muito linda e rica a arquitetura interna e externa .

    ResponderExcluir
  3. Great Church! Very beautiful! Wonderful interior!
    Luiz I today feel very sorry for the British. Queen Elizabeth was a special person and a real lady!

    ResponderExcluir
  4. Que igreja mais bonita, eu adoraria visitar.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, Luiz,

    Achei esta igreja muito bonita. A talha dourada, sobre o fundo branco das paredes internas, resultou num detalhe que lembra a nobreza. Ela certamente mereceu os grandes eventos que se realizaram em sua nave.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Luiz, agradeço a excelente reportagem de um conjunto religioso ainda tão ligado à história de Portugal...
    O meu abraço amigo.
    ~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  7. Alguna vez pasé por allí, pero no entré... Brasil tiene las iglesias más trabajadas y ornamentadas y melhor preservadas do mundo!!

    Abrazo até vocé.

    ResponderExcluir
  8. Casei numa Igreja de Nossa Senhora do Carmo.
    Muito mais modesta.
    Abraço, bfds

    ResponderExcluir
  9. The gilded rococo decoration of the interior, dated from 1785, is light and uplifting. Nothing more depressing than a dark church.

    ResponderExcluir
  10. Dorado sobre blanco, qué belleza en esa iglesia, qué relajación.

    Un abrazo

    ResponderExcluir
  11. Os Brasil tem monumentos da história comum Portugal/Brasil lindíssimos,
    e dignos de serem estudados com dedicação, respeito e profundidade:)
    obrigada Luiz pelas belas fotos!

    ResponderExcluir
  12. Hermosa catedral amigo mío.
    Siempre un placer recorrer de tu mano tan bellas entradas.
    Un abrazo y feliz semana.

    ResponderExcluir
  13. Como o Brasil comemorou o Bicentenário de Independência de Portugal, fiz uma matéria especial sobre a Antiga Igreja da Sé, que foi sede da coroação de Dom João VI como rei de Portugal. Um fato histórico tanto para Portugal e Brasil.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.