quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Museu Aeroespacial Parte V Final. Rio de Janeiro RJ.

Inaugurado em 18 de outubro de 1978, o Museu Aeroespacial tem como objetivo principal, preservar e divulgar o material aeronáutico e documentos  históricos para s futuras gerações. Situado na Base Aérea do Campo dos Afonsos, conhecida como o "berço da aviação brasileira", o Museu Aeroespacial recebe o apoio logístico da Universidade Da Força Aérea.












Criado originalmente para preservar a memória da Força Aérea Brasileira, o museu possui em seu acervo as principais aeronaves já operadas pela FAB, bem como pela Aviação Naval Brasileira e pela Aviação do Exército Brasileiro, que a precederam. Preserva atualmente não só a aviação militar, ma so próprio desenvolvimento da aviação e da indústria aeronáutica brasileira.













Possui um acervo bibliográfico com cerca de cinco mil obras, além de um importante arquivo histórico, contendo documentos, fotografias, negativos e filmes. Uma das atrações é o coração preservado de Santos Dumont, exposto na sala localizada no segundo andar do museu.













O visitante também poderá conhecer o programa espacial brasileiro, originado de esforços da FAB na exposição "Primórdios da Aviação Brasileira". Através de programas de intercâmbio, o museu tem recebido doações de aeronaves nunca operadas no Brasil, mas de grande relevância, colocando o museu no roteiro museológico militar internacional.













O museu participa de vários eventos durante o ano. Na sua programação anual constam quatro grandes eventos como a Semana nacional de Museus, Primavera de Museus, Aniversário de Santos Dumont e MUSAL Air Show. Shows aéreos podem ser acompanhados durante os quatro eventos e contam com a participação de unidades da Força Aérea, Marinha, do Exército e particulares, tanto em expossição estática, quanto realizando apresentações.

Fonte: www.wikipedia.org Museu Aeroespacial

18 comentários:

  1. Desde el Renacimiento, con Da Vinci, nació ese interés por volar como los pájaros, y se tuvo una idea de la aviación que, una vez implementada fue de utilidad no sólo para el transporte humano y de carga, sino nefastamente para la guerra. Pero la cartografía tuvo en ella un gran auxiliar. Las diferentes etapas de la aviación la marcan los modelos de naves. Hermoso observarla en ese museo aeroespacial de tu tierra, Luiz. Un abrazo. carlos

    ResponderExcluir
  2. Todo muy lindo amigo,gracias,cariños.

    ResponderExcluir
  3. Importante historia de la aviación brasilera... que no termina, allí queda ese museo esperando la nueva.

    Abrazo até lá.

    ResponderExcluir
  4. Luiz I congratulate a great museum of Brazil! I speak of airplanes, I think they are beautiful. My friend I salute you!

    ResponderExcluir

  5. Boa tarde, Luiz,

    Há muitas aeronaves interessantes para se ver neste museu. Se coincidir de a gente o visitar num dia especial, ainda pode assistir a um show aéreo, não é?

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Obrigado por esta série de publicações mostrando fotos do acervo do museu da aeronáutica. Foi muito interessante

    ResponderExcluir
  7. Santos Dumond que inspirou o relógio, o fio e pulseira e os óculos escuros que estou a usar hoje.

    ResponderExcluir
  8. Una maravilla de blog Adoro los aviones y tus fotos son unicas
    Un abrazo Inmenso desde Miami

    ResponderExcluir
  9. Un bonito museo. Se me hizo un poco largo ¿eh? :-)

    Un abrazo, Luiz

    ResponderExcluir
  10. so many airplane as collection here. Very cool place to learn about aviation. Have a great day Luiz my friend

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde. Obrigado pelas visitas e comentários sobre o MUSAL.

    ResponderExcluir
  12. Te comento todos los artículos que dedicas a este interesantísimo museo por el que se puede hacer un recorrido de la aviación brasileña. Porque estoy intentando en ponerme al día en los blog.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  13. Amigo Luiz, aunque algo tarde entro para ver tan bella exposición histórica de la aviación de tu país.
    Ando un poco liado estos días remodelando el jardín y de poco tiempo dispongo.
    Un gran abrazo amigo y buen resto de semana te deseo.

    ResponderExcluir
  14. Bonito edificio con un contenido muy interesante.Saludos

    ResponderExcluir
  15. Realmente grandioso! Nunca vi nada parecido!
    Deve haver nesse museu algo de Santos Dumont...
    Gostei de ver, Luiz. Um abraço, amigo.
    ~~~

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.