terça-feira, 27 de setembro de 2022

Paraty RJ. Parte II.

Desde 1996 divulgando as belezas da cidade de Paraty e levando aos turistas todas as informações necessárias para programar sua viagem. O objetivo é atender a comunidade local, é, por meio de sua obra, conquistar também o turista.









A Fundação Roberto Marinho, com o apoio da Springer Center, partiu de um estado detalhado sobre o prédio original e resultou em uma construção que incorpora novos elementos à tradicional arquitetura.









O conteúdo do site é de responsabilidade de Elizabeth Gaspar e Ricardo Gaspar. A autoria das fotos são de Ricardo Gaspar, salvo referência expressa do autor, a equipe também é responsável pelo Portal Trindade que complementa as informações e serviços referentes a Paraty.









o resgate e sustento da cultura paratiense e da preservação de sua história são os alicerces da Casa, que se dedica a promover a produção, o desenvolvimento e a disseminação de todas as formas de manifestações cultural e artística, priorizando aquilo que vem de dentro da cidade.









Localizada no Centro Histórico, a Casa da Cultura Câmara Torres é um destaque em meio a tantas belas construções coloniais. O "casarão", como era conhecida antigamente, transformou-se hoje em um organismo integrado à vida social e cultural de Paraty.









Desde 2004, a Casa de Cultura é gerida pela ONG Associação Paraty Cultural, composta por associação culturais de bairros e outros moradores.









O projeto de restauração, viabilizando por meio de uma parceria entre Eletronuclear, Rede Globo, Prefeitura de Paraty, Votorantim e Fundação Roberto Marinho com o apoio da Springer Carrier, partiu de um estudo detalhado sobre o prédio original e resultou em uma construção que incorpora novos elementos à tradicional arquitetura.









Cumprindo seus objetivos, a Associação Paraty Cultural, gestora da Casa da Cultura Câmara Torres, hoje estendeu seu programa educativo para novas frentes de trabalho, oferecendo cursos de música e artes para todas as idades.









O resgate e sustento da cultura paratiense e da preservação de sua história são os alicerces da Casa, que se dedica a promover a produção, o desenvolvimento e a disseminação de todas as formas de manifestação cultural e artística priorizando aquilo que vem de dentro da cidade. 

Fontes: www.paraty.com.br
www.guiadasartes.com.br

22 comentários:

  1. Oii Luiz,
    que obras de arte lindas, realmente um encanto!!!! Gostamos muito das fotos. Obrigada por compartilhar conosco!
    Abraços,
    Blog Vou Arrasar

    ResponderExcluir
  2. Hi Luiz! I thank you for showcasing the culture of your country! Beautiful paintings and other exhibits! Luiz I salute you!

    ResponderExcluir
  3. Dan ganas de ir ya mismo, mejor dicho de voltar... Paraty es siempre especial...

    Abrazo forte amigo Luiz.

    ResponderExcluir
  4. Olá Luiz!
    Que gracinha de lugar, ainda não conheço Paraty. Preciso visitar.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Buena iniciativa para el turismo, saludos

    ResponderExcluir
  6. saudade de paraty, tem tempo que fui. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  7. Mais um passeio qdo eu retornar para a linda Paraty ..Fotos lindas da exposição

    ResponderExcluir
  8. Amazing mask variety in the post. Also the wonderful paintings.

    ResponderExcluir
  9. Great photos, looks like a good place to visit :-D

    ResponderExcluir
  10. Boa noite, Luiz,

    Pelas fotos dá pra ver que há belas obras nesta casa da cultura de Paraty.

    Abraço

    ResponderExcluir
  11. Un buen lugar para esas artes. Muy completo.

    Un abrazo

    ResponderExcluir
  12. Maravillosas pinturas y máscaras.Saludos

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde. A Casa de Cultura de Paraty conta não somente a história da vila, como o meio ambiente e ecossistema de toda a região.

    ResponderExcluir
  14. Great photos! I loved Paraty's historical view.

    ResponderExcluir
  15. Beautiful art, very nice indeed. Excellent photos, Luiz.

    ResponderExcluir
  16. Algo tarde amigo Luiz. Preciosa exposición amigo. Un lugar para visitar y disfrutar.
    Un abrazo y buen resto de semana.

    ResponderExcluir
  17. Un esplendido reportaje y al principio nos dices que la casa de cultura tiene como fin no solo de informar al turista también al lugareño, algo esto ultimo nada desdeñable ya que en ocasiones conocemos mejor la localidad de al lado que la nuestra.

    Saludos.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.