sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Paraty RJ. Parte V Final.

A cidade e o seu patrimônio foram preservados e reconhecidos como Patrimônio brasileiro, sendo o núcleo urbano colonial e seu conjunto arquitetônico acautelados pela legislação federal de proteção do patrimônio cultural - lei de tombamento, e redescoberto em 1964, com a reabertura da estrada que a ligava ao estado de São Paulo - a Paraty-Cunha -, vindo a constituir-se em um polo de atração turística.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário.






Igreja de Nossa Senhora dos Remédios.



Desse modo, em 19658, o conjunto histórico de Paraty foi tombado pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional. O movimento turístico intensificou-se com a abertura da Rodovia Rio-Santas (BR101) em 1973. Na década de 1980 indígenas Guarani M'bya, procedentes do sul do país. instalaram-se no município atuais aldeias de Araponga e Paratimirim.





Igreja de Nossa Senhora das Dores.




Hoje a cidade é o segundo polo turístico do estado do Rio de Janeiro e o 17 º do país. O jornal The New York Times, destacou a cidade como destino cultural mais rico da Costa Verde. Foi uma das poucas cidades que não são capital de estado a receber a tocha dos Jogos Pan-Americanos de 2007 nos dias que antecederam os jogos.








Em 5 de julho de 2019, a cidade colonial de Paraty e a Ilha Grande foram declaradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco, por sua mistura única de riquezas históricas e naturais. Trata-se do primeiro lugar misto (patrimônio cultural e natural) do Brasil.








A área reconhecida abrange 149 mil hectares e inclui o centro histórico das colônias de Paraty (fundada em 1667 e declarado patrimônio histórico em 1958) e quatro reservas naturais ao redor, incluíndo a Serra da Bocaina e a Ilha Grande, na região chamada de "Costa Verde".








O governo brasileiro concentrou sua candidatura na coexistência de culturas locais, como indígenas, quilombolas (descendentes de negros escravizados) e comunidades costeiras de pescadores e artesãos. Além disso, segundo o Iphan, 85% da Mata Atlântica é preservada nessa área.






A candidatura listou 36 espécies de plantas consideradas, sendo 29 endêmicas. Entre os tesouros históricos de Paraty, está um trecho da Estrada do Ouro, construída por escravos entre os séculos XVII e XVIII, por onde transportavam os metais preciosos extraídos no interior de Minas Gerais até o porto de Paraty, destinados a Portugal. Antigas fazendas, fortificações, adegas de cachaça e sítios arqueológicos também fazem parte do circuito histórico.

Fonte: www.wikipedia.org Paraty 

17 comentários:

  1. Hi Luiz! Beautiful pictures. I thank you for showing this place. My Good Friend I salute you and I wish you a good weekend!

    ResponderExcluir
  2. No m'estranya que aquesta ciutat sigui Patrimoni de la humanitat, per a la Unesco, és tota una meravella...
    Bona nit, Luiz.

    ResponderExcluir
  3. Photos /vídeos foi uma série muito linda .Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Me encantan esas calles e iglesias tan preciosas. Muchos besos.

    ResponderExcluir
  5. So much decay and rust in these facades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, mas estou procurando ferrugem e decadência nas fachadas como você disse. Confesso que não achei. Paraty é linda e Patrimônio Mundial da UNESCO e bem preservada. Nem o seu chão pé-de-moleque pode ser alterado.

      Excluir
  6. Boa noite, Luiz,

    Nem me surpreendi ao tomar conhecimento agora de que Paraty é o 2º polo turistico do estado do RJ e o 17º do país. São muitos os eventos culturais promovidos na cidade e muitos os motivos para que se deseje conhecer o local.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Marly. Confesso que não tenho certeza são informações do "Wikipedia". Búzios é uma das cidades do estado do Rio de Janeiro e do Brasil que antes da pandemia recebia muitos turistas estrangeiros. Mas em Paraty eu vi muitos estrangeiros também.

      Excluir
  7. I love it when the churches, institutions and houses are designed with the same architecture, materials and colours.

    ResponderExcluir
  8. Paraty é um paraíso, amigo Luiz... como para no ser patrimonio de la Humanidad...

    Abrazo até lá.

    ResponderExcluir
  9. Preciosa entrada, amigo y muy bien documentada. Esos edificios emblemáticos se deben de preservar a toda costa, esa es la grandeza de su historia y patrimonio de la humanidad.
    Un abrazo y feliz fin de semana.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde. Obrigado pela visita e comentários sobre a Cidade Histórica de Paraty.

    ResponderExcluir
  11. Bien merece una visita esa bella localidad por lo bien conservado que tiene su casco antiguo.

    Saludos.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.