sábado, 3 de setembro de 2022

Sebastião Salgado Parte III. Rio de Janeiro RJ.

Desde a sua inauguração, no fim de 2015, o Museu busca estimular o debate sobre a preservação da floresta por meio de eventos organizados com parceiros, como o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (IMPA), e da atualização constante de dados relativos ao desmatamento na região, divulgados na exposição de longa duração.












Em 2002, esse posicionamento ganhou ainda mais força com a exposição Futuros - Tempos Amazônicos, que ficou em cartaz até junho, acompanhada por uma série de atividades que reforçaram a pergunta central do projeto; como promover um novo modelo de desenvolvimento para a região, que alie saberes tradicionais e conhecimento científico, com o compromisso de manter a floresta em pé?













Também neste ano, teremos no LAA (Laboratório de Atividades do amanhã) a mostra Etnomídia Indígena, que busca aproximar o público de iniciativas como Vídeo nas Aldeias e Rádio Yande, entre outras que têm em comum a perspectiva de autorrepresentação.












Ao destacar a Amazônia em sua programação, o Museu do Amanhã tem a oportunidade de abordar questões que reverberam pelas mais diversas áreas, em todas as regiões brasileiras. Isso envolve, por exemplo, a necessidade de termos mais investimentos em pesquisas, assim como propostas assertivas para enfrentar as causas e as consequências do aquecimento global.











Também passa, de modo fundamental, pela valorização e defesa de populações que historicamente vêm sendo dizimadas em nosso território, como os povos originários. Tudo isso dialoga diretamente com os quatro eixos do museu: sustentabilidade, convivência, conhecimento e inovação. Aquino Museu, o nosso amanhã é feito hoje. Diante disso, receber a exposição Amazônia de Sebastião Salgado neste ano reforça o compromisso que temos de convidar nosso público para enxergar a potência dos diversos ecossistemas e do nosso meio ambiente, debater as questões urgentes que enfrentamos para um melhor futuro do nosso planeta e repensar nossa existência de uma maneira transformadora.

Fonte: www.museudoamanha.org.br Sebastião Salgado

16 comentários:

  1. Buona serata Luiz e buon inizio settimana!

    ResponderExcluir
  2. .Fotos deslumbrantes.
    .
    Feliz fim de semana … Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  3. Super exposição do premiado Sebastião Salgado

    ResponderExcluir
  4. Luiz great exhibition! Luiz you wrote about the forests - the Amazon is the green lungs of the Earth. The richness, nature - plants and animals is wonderful!

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, Luiz,

    Todo o esforço para a preservação dessa região é válido. E a obra do Sebastião Salgado é excepcional!

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Deseo que siempre se pueda conservar como es. Besos.

    ResponderExcluir
  7. I hope the school children come to see the exhibition, a commitment to keep the forest standing. Deforestation is a tragedy that the children have to see with their own eyes

    ResponderExcluir
  8. Unas imágenes impresionantes.Saludos

    ResponderExcluir
  9. Gracias por compartir tan maravillosa exposición!
    Un abrazo ^^

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde. Preservação da Floresta Amazônica é uma missão de todos nós. Obrigado pela visita e comentário.

    ResponderExcluir
  11. Uma série de imagens absolutamente incríveis! Mais uma daquelas publicações, para apreciar ao pormenor! Cada imagem de Salgado é deveras sublime! Grata por esta maravilhosa partilha, Luiz!
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir
  12. Luiz photos of Mr. Sebastião Salgado are really great! They are brilliant! My good friend I wish you a good week!

    ResponderExcluir
  13. De Salgado he visto bastantes exposiciones, pero es un genio y nunca cansa. Qué manera de captar el alma.

    Un abrazo

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.