domingo, 4 de setembro de 2022

Sebastião Salgado Parte IV. Rio de Janeiro RJ.

Sebastião Salgado nasceu na vila de Conceição do Capim, distrito do município de Aimorés, no interior do estado de Minas Gerais. Graduou-se em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1964-1967). Realizou mestrado ma Universidade de São Paulo e doutorado na Universidade de Paris, ambos também em Economia.












Casou-se com a pianista Lélia Deluiz Wanick. Salgado inicialmente trabalhou como secretário para a organização Internacional do café (OIC). Em suas viagens de trabalho para a África, muitas vezes encomendado conjuntamente pelo Banco Mundial, fez sua primeira sessão de fotos nos anos 70, coma Leica da sua esposa.












Fotografar o inspirou tanto que logo depois ele tornou-se independente em 1973, como fotojornalista e, em seguida, voltou para Paris. Em 1979, depois de passagens pelas agências de fotografia Sygma e Gamma. Encarregado de uma série de fotos sobre os primeiros 100 dias de governo de Ronald Reagan, Salgado documentou o atentado a tiros cometido por John Hinckley Jr, contra o então presidente dos Estados Unidos, no dia 30 de março de 1981, em Washington.












A venda das fotos para jornais de todo o mundo permitiu ao brasileiro financiar seu primeiro projeto pessoal: uma viagem à África. Seu primeiro livro, Outras Américas, sobre os pobres na América Latina, foi publicado em 1986.












Na sequência publicou Sahel: o "Homem em Pânico" (também publicado em 1986), resultado de uma longa colaboração de doze meses com a organização não governamental Médicos sem Fronteiras cobrindo a seca no Norte da África. Entre 1986 e 1992, ele encontrou-se na documentação do trabalho manual em todo mundo, publicada e exibida sob o nome "Trabalhadores rurais", um feito monumental que confirmou sua reputação como foto documentarista de primeira linha.

Fontes: www.wikipedia.org Sebastião Salgado
www.wikipedia.org Conceição do Capim

19 comentários:

  1. É um puro fascínio apreciar cada imagem de Salgado!
    Grata por esta preciosa divulgação!
    E após um tempinho ausente deste cantinho... vou apreciar o que se me foi escapando para trás, na pressa dos dias!
    Um grande abraço! Bom final de domingo e votos de uma excelente semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  2. These photos are phenomenal!!! Blessings, Luiz!

    ResponderExcluir
  3. El otro nombre de la fotografía de Sebastião Salgado es Arte.

    Abrazo até lá, amigo Luiz.

    ResponderExcluir
  4. Belissimas photos .S.Salgado o melhor que mostra nossa cultura /paisagens /pessoas

    ResponderExcluir
  5. Hermosas fotografías, casi que parecen un estudio antropológico de ese pueblo. Muy interesante.

    Saludos,
    J.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, Luiz,

    O trabalho do Sebastião Salgado tem a qualidade que tem justamente por causa do preparo dele. Ele é o tipo do brasileiro necessário ao Brasil (que tem e teve outros do mesmo naipe, em várias áreas de atuação).

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Excelente fotógrafo, Sebastião Salgado. Tive oportunidade de ver algumas exposições com fotografias dele. Obrigada por partilhar.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Um fotógrafo mundialmente conhecido.
    Gostei da seleção de fotos que fez.
    Boa semana, caro amigo Luiz.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Hi Luiz! I already wrote that the photos are great! Very realistic and documenting every detail. Luiz the topic of displacement of people and emigration. This is a very important topic. It’s also difficult. I’m a tolerant person, but the most important thing is that people who come/arrive/immigrate to other countries where there is a different culture, mentality, law they should assimilate.

    ResponderExcluir
  10. Fotos que son una declaración de principios. Una maravilla de exposición.

    Un abrazo

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.