segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Sebastião Salgado Parte V Final. Rio de Janeiro RJ.

De 1993 a 1999, Sebastião Salgado voltou sua atenção para o fenômeno global de desalojamento em massa de pessoas, que resultou em Êxodos e Retratos de Crianças do Êxodo, publicados em 2000 e aclamados internacionalmente. Na introdução de Êxodos, escreveu: "Mais do que nunca, sinto que a raça humana é somente uma".











"Há diferenças de cores, línguas, culturas e oportunidades, mas os sentimentos e reações das pessoas são semelhantes. Pessoas fogem das guerras para escapar da morte, migram para melhorar sua sorte, constroem novas vidas em terras estrangeiras, adaptam-se a situações extremas...".












Trabalhando inteiramente com fotos em preto e branco, o respeito de Sebastião Salgado pelo seu objeto de trabalho e sua determinação em mostrar o significado mais amplo do que está acontecendo com essas pessoas criou um conjunto de imagens que testemunha a dignidade fundamental de toda a humanidade ao mesmo tempo que protestam contra a violação dessa dignidade por meio da guerra, pobreza e outras injustiças.












Ao longo dos anos, Sebastião Salgado tem contribuído generosamente com organizações humanitárias incluindo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ONG Médicos sem Fronteiros e a Anistia Internacional. Com sua esposa, Lélia Wanick Salgado, apoia atualmente um projeto de reflorestamento e revitalização comunitária em Minas Gerais (Instituto Terra).













Em setembro de 2000, com o apoio das Nações Unidas e do UNICEF, Sebastião Salgado montou uma exposição no Escritório das Nações Unidas em Nova Iorque, com 90 retratos de crianças desalojadas extraído de sua obra Retratos de Crianças do Êxodo. Salgado foi internacionalmente reconhecido e recebeu praticamente todos os principais prêmio de fotografia do mundo como reconhecimento pelo seu trabalho. Fundou em 1994 a sua própria agência de notícias, As Imagens da Amazônia, que representa o fotógrafo e seu trabalho.

Fonte: www.wikipedia.org Sebastião Salgado

18 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Hoje é o Dia da Amazônia. Viva o povo da Floresta! Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Fotos muito interessantes. Grato pela partilha.
    .
    Uma semana feliz … Saudações poéticas
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  3. El señor Salgado es digno de admiración por la calidad de su trabajo fotográfico. Feliz inicio de semana

    ResponderExcluir
  4. Que exposição mais incrível e o Sebastião Salgado é um fotógrafo maravilhoso.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. "La raza humana es una sola", suscribo la enseñanza de Salgado, y el ser humano debe ser centro de todos nuestros esfuerzos y desvelos, agrego. Así debiera ser la vida en este mundo, amigo Luiz.

    Abrazo até lá.

    ResponderExcluir
  6. Las fotos siguen siendo impresionantes.Saludos

    ResponderExcluir
  7. Bello scoprire la cultura indigena anche grazie alle fotografie

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, Luiz,

    Eu também sempre achei que a humanidade é uma só, independentemente das várias etnias e de outras diferenças, A verdade cabal é que, em termos de essência, temos mais semelhanças que diferenças!

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. O preto e branco faz ainda muito mais sentido nestas fotos.
    Maravilha.

    ResponderExcluir
  10. Un fotógrafo universal, inimitable. Gracias por esta exposiión única.

    Un abrazo

    ResponderExcluir
  11. wow great photos...i learn a great
    history after seeing the photos one by one. Thanks for sharing Luiz ^^

    ResponderExcluir
  12. Salgado is a talent photograph, Luiz. Thank you for sharing his works.

    ResponderExcluir
  13. Me ha parecido una gran exposición. Besos.

    ResponderExcluir
  14. A Amazônia é o bem muito precioso que temos e é urgente a preservação total.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.