quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Clarices. Centro Cultural dos Correios. Rio de Janeiro RJ.

Clarice Lispector (1920-1977) é feita de estranhamentos epifanias. Não cabe rótulos, caixas, ainda que inutilmente tenham tentado enquadrá-la ora como intimista, psicologizada, ora como estrangeira, incompreensível.











Tão diferente, tão invulgar, tão única, que Caetano Veloso teve medo de enlouquecer quando leu a primeira vez, traduzindo seu espanto uma bela canção sobre o seu mistério.











Escritora, Clarice expõe vísceras, empurra limites e busca, encurralada, escarafunchada, negaceia, escancara com seus olhos de primeira vez, dessacralizando modelos estabelecidos, e quer porque quer saber da "Coisa", o que há por trás de existir, quem somos, de onde viemos, para onde vamos e afinal para que tantas máscaras?











Clarice é muito mais de perguntas que de respostas. Pasmos e espasmos. Consegue passar de estados de suprema e evação espiritual e revelações extraordinárias sobre coisas ordinárias a tediosos quefazeres cotidianos e impiedosas delações das piores qualidades das pessoas.











Como artista desta exposição e retratista confessa, pintei mais de 30 retratos de Clarice, na esperança de apreendê-la em seus diversos papeis: ucraniana, refugiada, judia, jornalista, ativista, advogada, escritora, cronista, esposa de diplomata, mãe, nordestina, tutora do cão Ulisses.






Feito Clarice, eu também tenho paixão por buscar o avesso, a verdade, revirar tripas, sem ligar para feiuras e nem bonitezas, totalmente imunes ao medo do que regurgita da lida da arte.

Graça Craidy - Artista Visual Gaúcha

13 comentários:

  1. Very interesting images! My good friend I salute you!

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo Luiz,
    Que linda exposição de Clarice Lispector, essa maravilhosa escritora entre tantas profissões dessa genial e multifacetada mulher! Parabéns pelo registro da nossa cultura!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Luiz,

    Em minha opinião, Clarice Lispector está no topo da escala dos escritores com personalidade múltipla. Como ela, eu também busco respostas e registro os meus assombros cotidianos. Sempre quis saber de onde vim, porque vim e para onde vou. Sempre quis saber os motivos mais profundos de tudo, rsrs.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. The black and white portraits are more powerful than the same images in colour.

    ResponderExcluir
  5. Nunca conheci uma Clarice de quem não gostasse.

    ResponderExcluir
  6. Great portraits and sketches on display

    ResponderExcluir
  7. Lindas fotos. Deixo o meu elogio pela intensa e incansável divulgação da arte brasileira
    .
    Cumprimentos poéticos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  8. She is a talented artist, Luiz. I liked the portrait with a child.

    ResponderExcluir
  9. Unos cuadros con una gran diversidad de temática, algunos de los cuadros me recuerdan las pinturas negras de Goya.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  10. Me gustan tus reportajes. Buen fin de semana.

    ResponderExcluir
  11. Obrigada por publicar minha exposição Clarices, com o texto de apresentação. Que alegria!

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.