sexta-feira, 19 de maio de 2023

Lagoa Dourada MG.

Lagoa Dourada é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Cidade histórica do Campo das Vertentes, com cerca de 12 mil habitantes é cortada pela Estrada Real Caminho Velho em seu perímetro urbano. Na zona rural são preservados marcos do seu passado.






Igreja Matriz de Santo Antônio.



O povoamento local começou quando a bandeira comandada por Oliveira Leitão descobriu ouro nas águas de uma pequena lagoa. Ao encontrarem ouro de aluvião na lagoa, os primeiros mineradores a chamaram de "Alagoa Dourada".








Então, nasceu o povoado e as casas foram subindo a colina. Por volta de 1717, a região já estava bem povoada e o arraial foi se formando com a chegada de novos "oureiros". Em 1734, Dom Frei Antônio de Guadalupe ergue, então, uma capela dedicada a Santo Antônio.








Em 1750, o arraial é elevado a "Distrito de Paz". O coronel Antônio de Oliveira Leitão às suas custas, construiu um caminho novo que ligava São João del Rei a Ouro Preto, passando então Alagoa Dourada, onde morava desde 1713.








Demolida a antiga capela, construída em 1734, iniciou-se a construção da Matriz em 13 de julho de 1850. Muitos anos paralisada a construção foi reiniciada em 20 de junho de 1899, tendo sido contratado o empreiteiro Augusto Buzatti, italiano e que mudou-se para a cidade.


Lagoa Dourada é considerada a capital nacional do rocambole. Pela cidade existem várias lojas dedicadas ao doce, principalmente em um trecho da rua Miguel Youssef, um libanês que introduziu a produção do doce na cidade. 

Igreja de Nossa Senhora do Rosário.







Em 1832, o nome original de Alagoa Dourada é alterado para Lagoa Dourada, uma referência à lagoa ali existente, muito rica em ouro. A antiga capela do Senhor do Bom Jesus foi destruída, em 1905 por vandalismo. A nova igreja, mal construída começou a ruir e novamente foi fechada. Só em 30 de maio de 1911 foi iniciada uma nova construção, feita pelo empreiteiro Augusto Buzatti.

Fonte: www.wikipedia.org Lagoa Dourada

11 comentários:

  1. Otra hermosa tranquila ciudad para recorrer y admirar...

    Abrazo até lá, amigo Luiz.

    ResponderExcluir
  2. It's very nice in this city. I see it as friendly and pleasant.
    My good friend I wish you a good and happy weekend!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Luiz,

    Cheguei pensando que acrescentaria a curiosidade sobre o rocambole de Lagoa Dourada, quando vi que você menciona esta informação, rsrs.

    Abraço e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  4. the blue church remind me of a church at Macau...

    ResponderExcluir
  5. La iglesia muy bella, te mando un beso.

    ResponderExcluir
  6. I hope when they built a beautiful chapel dedicated to Saint Anthony it was to thank him for their success with gold mining.

    ResponderExcluir
  7. Hello!
    An interesting city, I think it's worth seeing :) Great photos. An inspiring post!
    Greetings from Poland!

    ResponderExcluir
  8. Un reportaje precioso, disfruté del recorrido.Saludos

    ResponderExcluir
  9. Me gusta mucho lo bien conservadas que están tanto las viviendas como las iglesias, aunque la ultima sea de moderna construcción.

    Saludos.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.