quinta-feira, 18 de maio de 2023

Santa Bárbara MG.

Cidade Histórica do Circuito do Ouro de Minas Gerais, Santa Bárbara está localizada a noventa e oito quilômetros de Belo Horizonte (utilizando-se as rodovias BR-381 e BR-262 e a MG-436), no centro da Estrada Real, Caminho dos Diamantes, estrada histórica que ligava Ouro Preto a Diamantina.



Antiga Estação de Trem de Santa Bárbara.



Memorial Affonso Penna.



A Casa Grande, que sedia o Memorial Affonso Penna, está localizada no complexo do Centro Histórico de Santa Bárbara. Além de ser um exemplar da arquitetura colonial, possui grande relevância histórica e simbólica para os santabarbarenses, já que nela nasceu, em 30 de novembro de 1847, o presidente Affonso Augusto Moreira Penna.






A casa mostra-se como uma evolução das típicas residências do período colonial. Suas características e tipologia arquitetônica datam possivelmente do século XVIII, com características marcantes do século XIX.







As janelas com vergas de madeiras alteadas, porão habitável, janelas em guilhotina e vidro, um número considerável de aberturas e pé alto.







No Memorial, inaugurado em 13 de junho de 2009, o visitante tem a oportunidade de conferir vários jornais com notícias da trajetória política do presidente, livros diversos e quadros retratando a família.







Além disso, objetos pessoais como uma pasta de couro que Affonso Penna utilizava no Palácio do Catete, Rio de Janeiro, nos despachos com seus ministros, e se binóculo chamam a atenção de quem passa pelo Casarão.





Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Negros.




A paisagem bucólica, com suas igrejas, telhados e quintais, aos pés da imponente Serra do Caraça, fazem de Santa Bárbara um dos municípios mais bonitos de Minas Gerais. Cidade tranquila e acolhedora, apesar da agitação da atual fase de desenvolvimento econômico, é também dotada de um povo simples e hospitaleiro que preserva suas tradições e mantém uma vida cultural ativa.

Fonte: www.wikipedia.org Santa Bárbara
www.guiadaestradareal.com.br Memorial Affonso Penna

15 comentários:

  1. Luiz I thanks for another part of information and photos :)
    My friend I salute you!

    ResponderExcluir
  2. 👏👏👏👏 Meu amigo sempre compartilhando lugares lindos e especiais... Desta vez nossa tricentenária Santa Bárbara... ❤️🙏 Gratidão

    ResponderExcluir
  3. Es una bella ciudad. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  4. Sabe quem é Santa Bárbara?
    A Santa que se invoca quando troveja.
    Bfds

    ResponderExcluir
  5. Santa Barbara is certainly a very fine example of colonial architecture. I love visiting towns where the historical legacy has been protected.

    ResponderExcluir
  6. Un placer siempre venir a tus imágenes. Feliz finde. Un abrazo Luiz.

    ResponderExcluir
  7. Piękne miasto i pięknie o nim odpowiedziałeś. Miłego dnia.😊

    ResponderExcluir
  8. Santa Bárbara é em Portugal a Santa protetora quando se ouvem trovões afetos a possíveis tempestades/chuvas intensas.
    As fotos mostram ser uma cidade encantadora.
    *
    Uma alegre e feliz sexta feira.
    *

    ResponderExcluir
  9. Fotos deslumbrantes que muito gostei de ver
    .
    Saudações cordiais e poéticas.
    Feliz fim de semana
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  10. Um sítio encantador!
    Um beijinho, Luiz!
    😍💔😍Megy Maia

    ResponderExcluir
  11. Bonito e interesante lugar.Saludos

    ResponderExcluir
  12. Siempre en cualquier cidade do Brasil me impresiona la cuidada arquitectura, la pintura de la fachadas, la limpieza de las calles... Eso también es para destacar.

    Abrazo até lá, amigo Luiz.

    ResponderExcluir
  13. Un bonito lugar en donde parece se detuvo el reloj del tiempo.

    Saludos.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.