O nome São Paulo foi escolhido porque o dia da fundação foi 25 de janeiro, mesmo no qual a Igreja Católica celebra a conversão do Apóstolo Paulo de Tarso.
Praça da Sé.
A Praça da Sé é um espaço público localizado no bairro da Sé, no distrito homônimo no centro de São Paulo, centro geográfico da cidade. Originalmente conhecida como o "Largo da Sé", a praça desenvolveu-se durante o período colonial, a partir da construção da antiga Igreja Matriz.
Numa carta à Companhia de Jesus: "A 25 de Janeiro do ano do Senhor de 1554 celebramos, em paupérrima e estreitíssima casinha, a primeira missa, no dia da conversão do Apóstolo São Paulo e, por isso, a ele dedicamos nossa casa!".
Marco Zero da Cidade de São Paulo.
Rio de Janeiro.
Minas Gerais.
O Marco Zero da Cidade de São Paulo é um monumento turístico e geográfico na Praça da Sé, Zona Central, em frente à Catedral da Sé. O prisma e totem exagonal revestido de mármore tem a cidade de Santos (sudeste) é representada por um navio a vapor, e estado do Paraná (sul) uma Araucária, o estado do Rio de Janeiro (nordeste) com uma bananeira e o Pão de Açúcar, o estado de Minas Gerais (norte) com equipamentos de mineração, o estado de Goiás (noroeste) instrumento usado no garimpo, o estado do Mato Grosso* (sudoeste) com os bandeirantes. *Quando o monumento foi construído, a área sudoeste ainda pertencia ao estado do Mato Grosso. Atualmente, o sudoeste indica o Mato Grosso do Sul.
Goiás.
Mato Grosso.
Paraná.
O povoamento da região do Pátio do Colégio teve início início em 1560, quando a visita de Mem de Sá governador-geral do Brasil, à Capitania de São Vicente, este ordenou a transferência da população de Santo André da Borda do Campo, fundada em 1553 por João Ramalho e situada no caminho do mar, (atual região do ABC paulista) para os arredores do colégio denominado "Colégio São Paulo de Piratininga", para proteger melhor dos índios.
Avenida Paulista.
Avenida Paulista é o mais importante e simbólico logradouro da cidade de São Paulo. Localiza-se no limite entre as Zonas Centro-Sul, Central e Oeste, numa das regiões mais elevadas da cidade, denominada Espigão da Paulista, com 133 anos de história.
Instituto Pasteur.
O Instituto Pasteur de São Paulo foi fundado em 5 de agosto de 1903 como uma instituição privada, seguindo os ideais de Louis Pasteur, com o objetivo de combater a raiva e realizar pesquisas científicas na área.
São Paulo permaneceu, durante os dois séculos seguintes, como uma vila pobre e isolada do centro da gravidade da colônia, o litoral, e se mantinha por meio de lavouras de subsistência.
Fonte: www.wikipidia.org São Paulo
Fonte: www.wikipidia.org Marco Zero da Cidade de São Paulo
Fonte: www.wikipidia.org Praça da Sé (São Paulo)
Fonte: "AI" do Google. Instituto Pasteur
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.