quinta-feira, 28 de julho de 2022

Portinari Raros Parte II. Rio de Janeiro RJ.

Candido Portinari (Brodowski, 29 de dezembro de 1903 - Rio de Janeiro, 6 de fevereiro de 1962) foi um astista plástico brasileiro. Portinari pintou mais de 5 mil obras, de pequenos esboços e pinturas de proporções, como O Lavrador de Café, até os gigantescos murais, como os painéis Guerra e Paz, presenteados à sede da ONU em Nova Iorque em 1956, e que, em dezembro de 2010, graças aos esforços de seu filho, retornaram para exibição no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.











O Projeto Portinari possui em ser acervo documental, os principais documentos de identidade pessoais do pintor. Em nenhum deles figura o sobrenome "Torquato". Certidão de Nascimento, Atestado de Óbito, Certidão de Casamento, Registro de Identidade, todos os passaportes, etc, registram o seu nome completo como apenas "Candido Portinari".











Filho de imigrantes italianos Giovan Battista Portinari e Domenica Torquato, originários de Chiampo (Vêneto), Candido Portinari nasceu no dia 29 de dezembro de 1903, numa fazenda de café nas proximidades de Brodowski, interior de São Paulo. Com a vocação artística logo na infância, Portinari teve pouco estudo não completando sequer o ensino primário. Aos 14 anos de idade, uma trupe de pintores escultores italianos que atuavam na restauração de igrejas, passa pela região de Brodowski e recruta Portinari como ajudante. Seria o primeiro grande indício do talento do pintor brasileiro.











Aos 16 anos, já decidido a aprimorar seus dons, Portinari deixa São Paulo e parte para o Rio de Janeiro para estudar ma Escola Nacional de Belas Artes. Durante seus estudos na ENBA, Portinari começa a se destacar e chamar a atenção tanto de professores quanto da própria imprensa. Tanto que aos 20 anos já participava de diversas exposições, ganhando elogios em artigos de jornais. Mesmo com toda essa badalação. começa a despertar no artista o interesse por um movimento artístico até então considerado marginal: o modernismo.

Fonte: www.wikipedia.org Candido Portinari

21 comentários:

  1. Belos trabalhos que merecem o meu elogio
    .
    Cumprimentos poéticos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Que exposição mais incrível do Portinari. Aqui em SP, tem alguns quadros dele no MASP.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  3. Interesting pieces of art here :-D

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito da arte de CPortinari. Já o prestigiei no meu blog e publiquei os seus painéis de Guerra e Paz.

    Meu amigo. venho agradecer-lhe os votos de boas férias que me desejou no início de julho e convidá-lo a colaborar na minha celebração da Amizade.
    O meu sincero abraço cordial.
    ~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  5. Very interesting works. Luiz I salute you!

    ResponderExcluir
  6. Post muito bom. Sempre gostei da obra do Portinari e foi bom relembrar fatos da biografia dele que eu já havia esqucido.

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Isn't it amazing that a child who didn't even finish primary school can be formally educated and professionally successful. Well done!

    ResponderExcluir
  8. Famoso em toda a parte.
    E percebe-se bem porquê.
    Abraço, bfds

    ResponderExcluir
  9. Una exposición que sigue gustándome.

    Un abrazo

    ResponderExcluir
  10. Belos trabalhos de Portinari!
    Obrigada pela partilha, amigo Luiz!

    Tenha um feliz fim de semana.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  11. Una exposición con obras muy buenas.Saludos

    ResponderExcluir
  12. Su trabajo revela la capacidad para observar la vida desde diferentes técnicas pictóricas. Un abrazo. Carlos

    ResponderExcluir
  13. Cualquiera fuera la escuela estilo o mirada, Portinari brilla aún insuperado...

    Abrazo até lá amigo!!

    ResponderExcluir
  14. Fico feliz em saber que vocês gostaram dessa matéria e exposição maravilhosa sobre Portinari.

    ResponderExcluir
  15. Uma exposição fabulosa... e um privilégio poder acompanhar a história de vida de tão ilustre pintor, nesta publicação de excelência!
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir
  16. Una obra con una variedad y belleza.

    Saludos.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.