quarta-feira, 27 de julho de 2022

Portinari Raros Parte I. Rio de Janeiro RJ.

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro sedia a exposição Portinari Raros, com cerca de 50 obras pouco vistas ou nunca antes expostas de Candido Portinari (1903-1962), um dos mais importantes artistas brasileiros de todos os tempos.











Com a curadoria de Marcello Dantas, a mostra apresenta a enorme diversidade da obra deste grande artista múltiplo, que explorou diversas linguagens, revelando uma faceta pouco conhecida de um dos nossos mais reconhecidos artistas.











Obras originais, raras, como a única cerâmica produzida pelo artista ao longo de toda a sua vida, estudo de dois cenários produzidos para o Balé Iara, da companhia Original Ballet Russe, e um dos estudos para o painel Guerra, da ONU, estarão ma exposição, assim como pinturas e desenhos em diversas técnicas, e figurinos, mostrando um artista eclético, que se aventurou em diversas manifestações artísticas muito além de sua zona de conforto.











Completa a mostra a instalação digital Carroussel Raisonnée, que levará o público a uma viagem por todas as 4.932 obras catalogadas de Portinari. Os trabalhos serão apresentados em sequência cronológica, em uma projeção com mais de oito horas de duração, mostrando o panorama da enorme diversidade de estilos que é a produção do artista.

Fonte: www.agendatarsilla.com.br

25 comentários:

  1. Acredito que seja uma exposição muito interessante de ver
    .
    Cumprimentos cordiais.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Luiz,

    Quando tomo conhecimento de uma exposição dessa, meio que lamento que o nosso povo não tenha o devido preparo para buscar e apreciar obras de artistas como Portinari e outros. Mas eu sou sempre otimista e acredito que isso haverá de mudar.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Achei os desenhos lindos, especialmente os monocromáticos.
    Abraço
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  4. A wonderful exhibition. Thanks for sharing, Luiz.

    ResponderExcluir
  5. What an unusual series of monochrome patterns of art!

    ResponderExcluir
  6. Luiz interesting images. I think they make a person think.

    ResponderExcluir
  7. Uma exposição que iria ver se estivesse próxima, com certeza

    ResponderExcluir
  8. Artista con todas las letras y en todos los géneros y dstilos que abarca su amplísima obra. Cómo me gustaría que esa muestra sea itinerante y poder verla aquí.

    Abrazo até lá, amigo Luiz.

    ResponderExcluir
  9. I didn't know these works by Portinari , Luiz. They are unusual and interesting. I especially liked of roosters fighting and of a horse.
    Thanks for sharing.

    ResponderExcluir
  10. Um belo acervo e uma boa ideia fazê-lo mais conhecido;
    Um abraço

    ResponderExcluir
  11. Un travabajador de la exploración. Lo dice la diversidad de técnicas y su cosmovisión artística. Un a brazo. Carlos

    ResponderExcluir
  12. Ver uma exposição de Portinari é uma experiência única. Obrigado pela visita e comentários.

    ResponderExcluir
  13. Grata pela partilha de tão enriquecedora exposição, que me permitiu fazer uma fantástica retrospectiva, pela sua vasta obra, e história de vida!
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir
  14. Parece un artista muy polifacético.

    Saludos.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.