terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Paraíba Um Estado de Artesanato Parte II Final. Rio de Janeiro RJ.

A Renda Renascença, produzida por cerca de 3 mil rendeiras do Cariri, é reconhecida como Patrimônio Imaterial da Paraíba. A cidade de Monteiro é chancelada pela Unesco como Cidade Mundial da Renda Renascença.





















Duas atividades artesanais são reconhecidas como patrimônio Imaterial da Paraíba: os curtumes e artesanato em couro caprino da cidade de Cabaceiras, e o tradicional bordado Labirinto, produzido na região do agreste.























A Paraíba é o único estado brasileiro que tem duas cidades integrantes da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco (UCCN - Unesco Criative Cities Network): João Pessoa, pelo segmento de Artesanato Popular e Campina Grande, pelas Artes Midiáticas. A exposição mostra que a Paraíba é um espetáculo, o estado onde amanhece mais cedo para essa gente linda de mãos hábeis criar, trabalhar, e fazer bonito na dança, na festa de São João, nas feiras e na produção de artesanato com originalidade e beleza.

www.crab.sebrae.com.br

10 comentários:

  1. Luiz very nice all this! I salute you and I wish you a good Wednesday!

    ResponderExcluir
  2. Niezwykła eksponaty . Wspaniałe są.wyroby z koziej skóry. Podziwiam sztukę rekodzielników. M8lego tygodnia.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Luiz,

    Eu sou fã do artesanato nordestino, especialmente no que diz respeito às rendas e bordados. Fui surpreendida agora por essas informações sobre a Paraíba, pois, pelo que sei, no nordeste inteiro se faz a renda renascença, que é considerada a mais fina.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Cuando adquirimos objetos artesanales sabemos que son cosas únicas por muy semejantes a otras que sean.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  5. I have never heard of goat leather crafts, but your examples are splendid.

    ResponderExcluir
  6. A tapeçaria também.
    Não podemos mesmo ir aí.

    ResponderExcluir
  7. Qué esculturas más bonitas. Me han gustado mucho.

    Un abrazo

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, Luíz! Muito bom todas as fotos e vídeos. Gostei muito do carrossel, pois as cores e a melodia me fizeram lembrar da minha infância. Um abraço forte!

    ResponderExcluir
  9. Excelente imagenes Luis, una esculturas muy bellas, gracias por compartirlas. Un abrazo.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.