quarta-feira, 7 de junho de 2023

Dueto. Niterói RJ.

Débora Carneiro da Cunha e Márcia C. Cavalcante. Que singular sintonia a atravessar o conhecimento. Torna-se quase impossível mante-los separados por se relacionarem mutuamente. A sonoridade do que ali para chaga na a nossas mentes em uníssono, em dueto sutil. 






No universo lúdico de Márcia, personagens narram cada qual a sua história, reunidos como por acaso no perímetro do quadrado. Todos vibram por si com intensidade diferentes. Mantêm uma certa impenetrabilidade. Essa bivalência percorre com simplicidade , e por vezes com ironia, um mundo atravessado por breve sobressaltos.











Na iconografia de Débora formas hibridas apresentam diferentes formulações em que a articulação clara e abandonada em prol do fluxo intuitivo. Com liberdade de cor, figuras que preenchem uma função definida. Mas algo se desfigura, nega a beleza dos motivos reais, pondo a ordem em questionamento.






Impossível responder a todas as indagações que ambas artistas formulam. O que se percebe e preocupação, crítica, humor com realidade. Suas obras interrompem o sentido lógico e nos imergem num lugar desconcertante onde o real e imaginário se reúnem. Uma visão que adquirimos ao final do caminho a respeito da mutabilidade do ser.

Lia do Rio - 2023

15 comentários:

  1. Me encanta el trabajo de esta artista plástica que juega con la figuración, el color y los objetos cuando los manipula para ofrecernos sus instalaciones. Ella observa el mundo y sus desfiguraciones, por no decir dobleces humanos. Un abrazo. Carlos

    ResponderExcluir
  2. Gran tarea la tuya amigo Luiz al difundir la obra de estos importantes artistas. Te felicito una vez más.

    Abrazo até lá.

    ResponderExcluir
  3. Este tipo de arte no me llama la atención ni lo entiendo.Saludos

    ResponderExcluir
  4. Gostei de ver, Luiz.
    Tem um bom dia.
    ~~~~~~~

    ResponderExcluir
  5. Luiz I thank you for the next photos and information.
    My friend I salute you and I wish you a good Corpus Christi holiday tomorrow!

    ResponderExcluir
  6. gostei de ver as obras da Márcia e da Débora, com traços delicados na pintura, finos, deconcertantes, ao mesmo tempo que desafiam estéticas estabelecidas, refletem a originalidade, a riqueza dos tons, a imaginação das pintoras

    ResponderExcluir
  7. Una bonita muestra de dos artistas que se pueden complementar.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, Luiz,

    Muito interessante o trabalho das duas artistas!

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. O preto e branco é sempre o meu favorito.

    ResponderExcluir
  10. Belas fotos. Grato pela partilha
    .
    Cumprimentos cordiais e poéticos
    .
    Anda comigo ver o Mar.
    .

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.