terça-feira, 13 de junho de 2023

História do Banco do Brasil. Rio de Janeiro RJ.

O Centro Cultural do Banco do Brasil teve sua pedra fundamental foi lançada em 1880, materializando o projeto de Francisco Joaquim Béthencourt da Silva (1831-1912), arquiteto da Casa Imperial, fundador da Sociedade Propagadora das Belas-Artes e do Liceu de Artes e Ofícios.




















Inaugurado como sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro, em 1906, sua rotunda abrigava o o pregão da Bolsa de Fundos Públicos 




















O projeto de adaptação preservou o requinte das colunas, dos ornamentos, do mármore que sobe do foyer pelas escadarias e retrabalhou cúpula sobre a rotunda, valorizando e preservando os diversos estilos presentes na edificação: o neoclássico, presente na rotunda e em suas colunas ornamentadas com a ordem jônica, art nouveau encontrado nas janelas externas, e o art déco, prsente na porta da entrada da Rua Primeiro de Março, no lustre em frente a bilheteria e nas portas do Teatro I. 




















Com uma área construída de 19.243m², ocupamos esse espaço com diversas atrações culturais, como música, teatro, cinema e exposições. Além disso. possuímos uma biblioteca e preservamos a memoria do banco por meio do Arquivo Histórico e o Museu do Banco do Brasil.

Fonte: www.ccbb.com.br Rio de Janeiro

13 comentários:

  1. Muy bonito todo lo que he visto.Saludos

    ResponderExcluir
  2. Grazie Luiz per tutte queste informazioni interessanti e anche per le belle fotografie

    ResponderExcluir
  3. Very interesting place and beautiful photos.
    Luiz, my friend I wish you a good Wednesday!

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, Luiz! Achei muito interessante saber mais sobre a fundação do centro cultural do banco do Brasil e adorei saber que lá também tem uma biblioteca. Obrigada por compartilhar as imagens e vídeos conosco. Um abraço forte!

    ResponderExcluir
  5. Máquina de escrever e de somar muto semelhantes às que levei para a minha casa em Gaia.

    ResponderExcluir
  6. Impresionante todo lo que exponen aquí, en este Banco.

    Un abrazo, Luiz

    ResponderExcluir
  7. Banco do Brasil is an excellent museum! Ciao Luiz!

    ResponderExcluir
  8. Assim viviam os poderosos à conta do trabalho escravo...
    Excelente reportagem, Luiz. Gostei de ver. Obrigada.
    Abraço
    ~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  9. Son casi dos hectáreas bien utilizadas para no solo contar la historia del Banco de Brasil, también mostrar obras de arte y disfrutar de buenos libros.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  10. Muy bien usado el espacio. Esas obras conceptuales y abstractas están genial

    Un abrazo, Luiz

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.