domingo, 18 de junho de 2023

Vladimir Machado Parte II Final. Rio de Janeiro RJ.

Vladimir Machado é pintor, desenhista, gravador e cenógrafo, natural do Riachão dos Alves, Jaguari, Rio Grande do Sul. Na década de 70, tornou-se bacharel em pintura pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Neste mesmo período estudou pintura com Píndaro Castelo Branco, gravura em metal com Adir Botelho e serigrafia e pintura mural em afresco, no ateliê José de Moraes.





















Além disso, realizava a cenografia do filme O Poderoso Patrão e produz pinturas para os filmes As Musculaturas do Arco do Triunfo e Franz Kafka. Em 1986, leciona Análise da Forma, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Silva e Souza e Pintura na Escola de Belas-Artes da UFRJ.  





















Do início dos anos 70 até 2018, quando produziu seus últimos desenhos, já afetado pela doença. Alzheimer, o artista foi um profundo pesquisador da linguagem pictográfica, cujos fundamentos aprendeu na Escola de Belas Artes da UFRJ - onde trabalhou dos meados dos anos 80 até sua aposentadoria como Professor Adjunto em 2015 -, fundamentos que embasaram sua poderosa serva criativa. De 1992 a 1995, fez Mestrado em Artes Visuais, Histórica, Crítica da Arte, na Escola de Belas Artes da UFRJ. Entre 1998 e 2002, fez Doutorado em História Social (Conceito Capes 6), pela Universidade de São Paulo USP, Brasil.

Fonte: www.sopacultural.com Exposição Vladimir Machado

7 comentários:

  1. Luiz I thank you for more pictures of paintings by this artist.
    My good friend from Brazil I wish you a good new week!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Un'altra splendida serie di dipinti.
    Grazie mille Luiz, ti auguro una buona settimana

    ResponderExcluir
  3. os desenhos a lápis são os meus favoritos.
    Boa semana

    ResponderExcluir
  4. Si como dije las del anterior articulo me gustaron la del actual tanto o mas y bien se puede ver lo versátil que es.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  5. Me gusta mucho este artista, en especial sus expresivos retratos...

    Abrazo até lá, amigo Luiz.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.