quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Mariana MG. Parte III Final.

    Nos dias seguintes, os "homens bons" se reuniram para a eleição da Câmara e a nomeação de diferentes oficiais municipais.


Coreto de Mariana. 




Casa do Conde de Assumar.



Centro de Cultura Cine Teatro Mariana. 


Casa de Cultura de Mariana. 


Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção.

   A Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção ou Catedral Sé de Mariana, é uma das duas catedrais basílicas de Minas Gerais, a outra sendo a de Nossa Senhora do Pilar, em São João del-Rei. Sua construção foi entre 1711-1760.



   No caso do Carmo, foi escolhido o arraial que conhecia mais forte crescimento, o arraial de Cima.











   A descrição da cerimônia estipulava que não somente os habitantes do lugar, mas todos doravante dependeriam da jurisdição do novo distrito, se encarregariam, segundo seus meios, da construção da Igreja, da Câmara e da prisão.

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

   A Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, foi construída entre 1752 e 1758. Conserva as características do estilo sóbrio de 1720, cercada por muro baixo e precedida por pequeno adro e um mata-burros - ambos de pedra - o que constitui uma composição típica de igrejas Mineiras.








Capela de Sant'Ana.

   A Capela de Santana, Capela de Sant'Ana ou ainda Capela de Nossa Senhora de Santana, tem a sua construção remontada das primeiras décadas do século XVIII. A capela é uma das mais antigas de Mariana, e de Minas Gerais.




   Foi desta maneira que foi criada a primeira Vila e, posteriormente, a primeira cidade em Minas Gerais. Mariana faz parte da história do nascimento de Minas Gerais, pois fui sua primeira vila, cidade e capital.






Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória.

   A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória localiza-se no distrito de Passagem de Mariana. Sua construção remonta do século XVIII, sendo tombada pelo IPHAN por sua importância histórica e religiosa para o país. A construção de uma capela dedicada a Nossa Senhora da Glória deu-se na década de 1720, com recursos da população do arraial. Os primeiros registros de batismo no templo, datam de 1726.






Mariana em 1817 no desenho de Thomas Ender. 


   A designação de Mariana veio mais tarde, em homenagem à rainha D. Maria Ana da Áustria, esposa do rei D. João V. Sua imagem mais antiga foi o panorama desenhado por Thomas Ender em cerca de 1817, do Morro do Cruzeiro.

   Fonte: www.wikipidia.org Mariana MG 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.