Posteriormente, a vila se tornou município, em 1711, com o nome de Vila Real de Nossa Senhora da Conceição de Sabará. Em 1838, Sabará tornou-se cidade.
O Chafariz do Kaquende.
O Chafariz do Kaquende é um famoso chafariz em Sabará, construído em pedras e com uma fachada com vestígios de armas portuguesas. A palavra Kaquende tem vários significados, na língua tupi-guarani, significa "água cristalina que dali brota". A origem da palavra Kaquende é desconhecida, se é portuguesa, africana ou indígena. Diz a lenda: quem bebe da água do Kaquende, retorna a Sabará.
Biblioteca Joaquim Nabuco.
Joaquim Nabuco foi um abolicionista brasileiro que teve um papel fundamental na luta pela abolição da escravidão no país. Uma das suas ações foi pedir ajuda do Papa para acabar com a escravidão no Brasil, em 1888.
A história de Sabará está ligada à descoberta de ouro na região, então conhecida como Sabarabuçu, em finais do século XVII.
Relógio de Sol.
Igreja de São Francisco de Assis de Sabará.
A Igreja de São Francisco de Sabará é datada de do final do século XVIII e início do XIX. O templo nasceu primeiramente como uma capela simples fundada 1761. Para substituir essa capela, em 6 de julho de 1772 a Arquiconfraria recebeu autorização para erguer uma igreja de grande porte.
Chafariz do Corte Real.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.
A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos foi fundada, em Sabará, no ano de 1713, poucos anos após o estabelecimento do arraial. Nesse ano foi construída una pequena capela de taipa, que se supunha ser provisória. Os preparativos para a edificação tiveram início pelos idos de 1767.
Borba Gato foi um bandeirante paulista de grande importância nesse processo, já que ele foi o descobridor do ouro as margens do histórico Rio das Velhas, o principal afluente do Rio São Francisco.
Pequena Capela dentro da Igreja.
Chafariz do Rosário.
Datado de 1752, é tido como o mais belos exemplarea do país. Ainda preserva na fachada, ornamentos em pedra-sabão, como Coroa e Escudo, além das carrancas. O coroamento em pedras e encimado por uma cruz também em pedra.
Casa de Borba Gato.
Logo após a descoberta, Borba Gato foi o responsável por controlar as lavras, enviando os impostos devidos a Coroa Portuguesa. Ele era genro do também bandeirante Fernão Dias.
Fonte: www.wikipidia.org Sabará MG
O seu bloguei é encantador. Perfeito trabalho pública que merece elogios.
ResponderExcluir*
FELIZ FIM DE SEMANA
*/*
Buen fin de semana!! Tiene que ser una belleza Brasil.. Sabes que mi hija está haciendo Ciencias del Mar en la Universidad de Alicante, y que esta tiene un concierto con la Universidad de Brasil (oceanografía), quién sabe si en un futuro mi hija hará el grado de Oceanografía allí...
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluirEssas cidades mineiras tão cheias de histórias!