quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Ouro Preto MG.

   Ouro Preto é um município brasileiro localizado no estado de Minas Gerais, na Região Sudeste do país. Ouro Preto localiza-se em uma das principais áreas do ciclo do ouro.

Igreja de Nossa Senhora do Carmo. 

   Sua construção se deve à iniciativa dos irmãos terceiros da Ordem do Carmo do Rio de Janeiro que se haviam transferido para a antiga Vila Rica. O projeto foi encomendado ao arquiteto português Manuel Francisco Lisboa (mais conhecido como o pai de Aleijadinho ( Antônio Francisco Lisboa) em 1751. O arrematante da construção foi José Pereira dos Santos, que iniciou as obras em 1756.






   Oficialmente, foram enviadas a Portugal 800 toneladas de ouro no século XVIII, isso sem contar o que circulou de forma ilegal, nem o que permaneceu na colônia, como o ouro empregado na ornamentação das igrejas.


Escola de Farmácia da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto)


Igreja de São Francisco de Assis.

   Em torno de 1765 iniciou-se a preparação para o terreno, e em 1766 as obras foram arrematadas pelo mestre pedreiro Domingos Moreira de Oliveira, seguindo um projeto de Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa).




   O município chegou a ser uma das cidades mais populosas das Américas, contando com cerca de 40 mil pessoas em 1730 e, décadas após, 80 mil, mas é bom lembrar que a área de Vila Rica/Ouro Preto era maior englobando as atuais Congonhas (somente a metade da cidade), Ouro Branco e Itabirito.






   Àquela época, a população de Nova York era de menos da metade desse número de habitantes e a população de São Paulo não ultrapassava 8 mil.



Chafariz do Passo.

   Trata-se de um dos chafarizes de meados do século XVIII mais interessante pela sua graciosa arquitetura. 




   A Cidade Histórica foi o primeiro sítio brasileiro considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO, título que recebeu em 1980. Foi considerada patrimônio estadual em 1933 e monumento nacional em 1938.






   Antes da chegada dos colonizadores de origem europeia no século XVI, toda a região atualmente ocupada pelo estado de Minas Gerais era habitada por povos indígenas que falavam línguas do tronco linguístico macro-jé.






   A partir do século XVI, exploradores luso-tupis proveniente de São Paulo, os bandeirantes, começaram a percorrer a região do atual estado de Minas Gerais em busca de ouro, pedras preciosas e escravos indígenas.




Universidade Federal de Ouro Preto. 



   Nesse processo, dizimaram muitas nações indígenas da região. Como o povo Borum Kren, um dos povos que habitavam a região de Vila Rica/Ouro Preto. Eles também eram conhecidos como cataguazes, guarachues, batatais, guaianazes do velhas, aymorés e botocudos.

Igreja de São Francisco de Paula. 

   A Igreja de São Francisco de Paula, foi construída entre 1804 e 1898, sendo a última construída no período colonial. Seu projeto é de autoria do Sargento-mor Francisco Machado da Cruz. 


Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia. 

   A Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia encontra-se em um local de destaque e grande amplitude visual de Ouro Preto. Foi construída entre 1771 e 1793. A torre central foi projeto de Manuel Francisco Araújo. 





   No final do século XVII, finalmente foi descoberto o ouro na região, aumentando mais ainda o de aventureiros para a região, atraídos pela grande quantidade do metal dourado.






   Vila Rica/Ouro Preto foi criada em 24 de junho de 1698 pela bandeira de Antônio Dias e Padre Faria. A elevação de Vila Rica/Ouro Preto a vila se deu em 8 de julho de 1711, por meio da fusão de diversos arraias, fundados por bandeirantes, tornando-se sede de concelho, com a denominação de "Vila Rica".

Pico do Itacolomi.

   O Pico do Itacolomi é uma formação rochosa com 1772 metros de altitude localizada no limite dos municípios de Mariana e Ouro Preto. De origem tupi, o termo "Itacolomi" significa "menino de pedra", através da junção dos termos "ita" (pedra) e "kunumī" (menino).




Passo de Antônio Dias. 

   O Passo de Antônio Dias é uma pequena capela do século XIX, aberta somente por ocasião da semana santa. 



   Inicialmente Vila Rica de Albuquerque e depois Vila Rica de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto. Nesse ano foram criadas as três primeiras vilas de Minas Gerais: em 8 de abril Ribeirão do Carmo, atual Marina, em 8 de julho Vila Rica, atual Ouro Preto e em 17 de julho Nossa Senhora da Conceição de Sabarabussu, atual Sabará.

   Fonte: www.wikipidia.org Ouro Preto 

12 comentários:

  1. Bellissimo e soprattutto suggestivo per la sua storia

    ResponderExcluir
  2. What was the gold used for in decorating churches? Not external to the building, I hope.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dentro do prédio, revistia o alta e outras partes. Até hoje é assim. Muitas Igrejas Históricas mineiras, possuem seu altar ou ornamentação, revestidas de ouro. Fora do prédio, seria impossível, teria furtos.

      Excluir
  3. Um fabuloso local para um passeio!

    Beijos e Abraços,
    BLOG | Instagram

    ResponderExcluir
  4. Luiz, interesting post and beautiful photos.
    My friend, I hope you masses have a good Christmas? Today is the Feast of Saint Stephen.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, nobre amigo Silvio.

    Andei sumido, mas voltei para apreciar suas viagens, meu conterrâneo. Cara, Ouro Preto é patrimônio histórico do mundo! Tudo por lá é uma aula de história, um resgate ao passado. Você já foi em Santa Maria Madalena, aí no RJ ? Gratidão pelo carinho e amizade.

    Abraços fraternos
    Dan
    https://gagopoetico.blogspot.com/2024/12/festas.html

    ResponderExcluir
  6. Olá amigo Luiz
    Como eu já andei por estas igrejas, becos, museus e casarões de Ouro Preto
    Vendo as fotos muitas memórias foram avivadas das viagens que fazíamos com os alunos para conhecer Ouro Preto
    O Museu de Mineralogia constitui-se numa visita singular e imperdível. A igreja do Pilar é outro ponto que não pode ficar fora do roteiro
    Na verdade tudo em Ouro Preto é história, é cultura
    Belíssima reportagem meu amigo
    Um abraço

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.