terça-feira, 31 de maio de 2022

Museu Casa de Ruy Barbosa. Rio de Janeiro RJ.

O Museu Casa de Ruy Barbosa é considerado o primeiro museu-casa público do Brasil. Está instalado na residência em que viveu o político, jurista e escritor brasileiro Ruy Barbosa e sua família, de 1985 a 1923, situado à Rua São Clemente, 134, no bairro de Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro.





O imóvel no qual está localizado o museu foi comprado pelo governo federal em 1924, um ano após a morte de Ruy Barbosa. Criado pelo Decreto n.º 17.758, de 4 de abril de 1927, foi inaugurado em 13 de agosto pelo presidente Whashington Luís.





Em 1966, teve sua personalidade jurídica alterada pela Lei nº 4.943, sendo transformado em Fundação Casa de Rui Barbosa. Atualmente o Museu Casa é uma Divisão que integra o Centro de Memória e Informação da Casa de Rui Barbosa. 





Tem como missão preservar o acervo museológico, arqueológico e paisagístico sob sua guarda através de atividades de documentação, educação museal, conservação, comunicação e pesquisa.





Com o falecimento de Ruy Barbosa em 1º de março de 1923, o governo federal brasileiro propôs a compra da casa a viúva, Maria Augusta Ruy Barbosa, devido ao papel fundamental do jurista na transição do Império para a República.





Maria Augusta teria, na ocasião, recebido propostas financeiramente vantajosas mas decidiu-se pela venda ao governo federal, ciente da intenção de transformação da casa em instituição cultural.





Foram comprados em 1924 a casa, a biblioteca com suas estantes que reúnem 23 mil títulos, em 37 mil volumes, a propriedade intelectual de Ruy Barbosa e seu arquivo pessoal, composto por mais de 60.000 documentos produzidos pelo jurista entre os anos de 1849 a 1923.





Em 13 de agosto de 1930, foi inaugurada, como órgão federal, a Casa de Ruy Barbosa, transformando a residência do jurista em um museu aberto ao público. A  de cerimônia de inauguração contou com a presença do presidente Washington Luís que, no evento, realizou o plantio de uma muda de pau-brasil no jardim do museu.





É também creditado a Washington Luís a escolha dos nomes das salas que compõem os diferentes ambientes do Museu, que correspondem a momentos marcantes da atuação do jurista na política, no Direito e na também na sua vida privada.

Fonte: www.wikipedia.org Casa Museu de Rui Barbosa

Aproveito para agradecer as visitas e comentários. Esse mês foi dedicado a mostrar alguns museus da cidade do Rio de Janeiro. Assim que eu tiver oportunidade, mostrarei outros museus da cidade. O mês de junho, será dedicado em parte, para algumas cidades de Minas Gerais,  inclusive cidades históricas entre 300 e 200 anos. 

25 comentários:

  1. Very nice building and elegant, dignified interior. Luiz I send you greetings!

    ResponderExcluir
  2. Las casas museo cuánto resguardan la memoria de los pueblos. Interesante este museo de Ruy Barbosa. Se siente el itinerario del tiempo.

    ResponderExcluir
  3. Parece ser um lugar cheio de história. Gostei imenso.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  4. As fotos são fascinantes. Imagino ser um Museu deslumbrante
    .
    Saudações cordiais… semana feliz
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  5. Vale a pena passear pela casa do Águia de Haia e conhecer sua história . Muito interessante!

    ResponderExcluir
  6. OK, I could live there. This is beautiful

    ResponderExcluir
  7. Ruy Barbosa, toda una institución su nombre y trayectoria, amigo Luiz. No sabía que su casa fue convertida en museo. Algún día la visitaré...

    Abrazo até lá.

    ResponderExcluir
  8. Tantas coisas lindas para visitar no Rio de Janeiro, Luiz
    edifícios e objetos testemunhos da vida de personagens que tiveram grande influência na construção do grande Brasil,
    - Ruy Barbosa (Salvador, 5 de novembro de 1849 — Petrópolis, 1 de março de 1923) tendo se destacado principalmente como jurista, advogado, político, diplomata, escritor, filólogo, jornalista, tradutor e orador, atuou na defesa do federalismo, do abolicionismo e na promoção dos direitos e garantias individuais
    Rui Barbosa de Oliveira,
    Era bisneto paterno do sargento-mor de ordenanças António Barbosa de Oliveira, natural do Porto, e de Ana Maria de Sousa e Castro. A mãe terá tido antepassados originários de Lisboa.
    De realçar o aproveitamento muito apropriado da bela casa senhorial (quando muitas foram infelizmente demolidas tanto no Brasil como em Portugal) e a sua semelhança com edifícios portugueses
    Pelas várias publicações, teve um primeiro proprietário
    “Em 1849, o comerciante português Bernardo Casemiro de Freitas nascido em 1813 numa freguesia do Porto, norte de Portugal (barão de Lagoa titulo concedido por D. Luís I) adquire em hasta pública, uma fração das terras da qual fazia parte o número 134, que na ocasião era ocupado por três casas de aluguel, construídas pelo proprietário anterior.
    Freitas demoliu as casas e construiu no seu lugar uma grande chácara contendo uma residência em estilo neoclássico, que se mantém até hoje….Em 1879, a propriedade é comprada pelo Comendador Albino de Oliveira Guimarães (Nascido em Fafe, Portugal em 1834, chegou ao Brasil em 1847), que reformou a casa e alterou os jardins. Residiu pouco tempo ali e, em 1890, a vendeu para um inglês chamado John Roscoe Allen. Em 1893, Rui Barbosa comprou a chácara..”
    "O jardim já constava na escritura do terreno na época da construção pelo primeiro barão da Lagoa, Bernardo Casemiro de Freitas: “O terreno consta de jardim, horta e pomar, grande parreiral sobre vergalhões de barrões de ferro, vasos, figuras, bancos de jardim etc.”
    Espero que os portugueses também se venham a interessar (profundamente!) pela história do Brasil :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Ângela. Sem palavras para descrever ou agradecer sua maravilhosa contribuição.

      Excluir
  9. O diplomata, político e exponente da cultura do Brasil vivia bem!
    Vou repetindo... Felicito-o pela esmerada fotorreportagem que agradeço.
    Dias bons, amigo Luiz.
    ~~~~~

    ResponderExcluir
  10. Uma linda viagem!
    Beijinhos, Luiz!
    👄👄👄Megy Maia

    ResponderExcluir
  11. Que bello museo y que casa bien conservada. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  12. I would have loved a library as amazing as the Barbosas had. The top of the book cases look very Gothic and learned.

    ResponderExcluir
  13. Precioso museo. Gracias por compartir

    Un abrazo, y feliz día

    ResponderExcluir
  14. The exterior of the Barbosa House Museum looks relatively modest, but its interior is a display of great elegance and dignified style.

    ResponderExcluir
  15. Very beautiful museum. I really would like to visit there.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia, Luiz,

    Achei este museu (Casa de Ruy Barbosa) muito interessante e já anotei o endereço dele em meu caderninho, para uma futura visita, rsrs.

    ResponderExcluir
  17. Obrigado pelo carinho meus amigos queridos e comentários.

    ResponderExcluir
  18. Aunque para la viuda pudo suponer una perdida económica para el país fue una gran inversión y así nos da a conocer no solo lo la forma de vivir también conocer su cultura.

    Saludos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela conseguiu recuperar a maior parte da sua riqueza. Obrigado pela visita e comentários meu querido amigo Tomás.

      Excluir
  19. Siempre me encantan tus reportajes sobre los museos, y este me gustó mucho. Besos.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.