Arquivo do blog

segunda-feira, 23 de maio de 2022

Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro RJ.

O Museu Nacional de Belas Artes (MNBL) é um museu de arte localizado no centro da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Concentra o maior acervo de obras de arte do século XIX, sendo um dos mais importantes museus do gênero no país.






Embora o museu tenha sido criado oficialmente apenas em 13 de janeiro de 1937 - e inaugurado em 19 de agosto de 1938 - sua história é bem mais antiga, e remonta à chegada da família real portuguesa ao Rio de Janeiro em 1808, já que Dom João VI se fez acompanhar de um conjunto de obras de arte, algumas das quais permaneceram no país depois de seu retorno à Europa e figuram como o núcleo inicial da coleção.






Por outro lado, alguns anos depois da chegada ao Brasil, o rei fundou a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, que, a princípio, funcionou em um prédio próprio construído por Grandjean de Montigny, um dos integrantes da Missão Francesa e professor da escola, e inaugurada em 1826, pelo imperador Dom Pedro I, ocasião em que a instituição passou a ser chamada de Academia Imperial de Belas Artes.






Com o passar dos anos, a Academia Imperial formou uma significativa pinacoteca e uma gliptoteca e, com o advento da República, a academia foi rebatizada como Escola Nacional de Belas Artes. Permaneceu no mesmo edifício até a construção de sua sede atual na Avenida Rio Branco, antiga Avenida Central, artéria aberta na gestão Pereira Passos durante uma grande reforma urbanística promovida no centro da cidade do Rio de Janeiro no início do século XX.






O autor do projeto foi o arquiteto espanhol Adolfo Morales de los Rios, que tomou, como modelo, o Museu do Louvre, em Paris. Durante a construção, porém, o desenho seria alterado, possivelmente por Rodolfo Bernadelli, então diretor da escola. Mais tarde, Archimedes Memoria acrescentou outras mudanças.






O resultado é uma construção eclética, com fachadas em diferentes estilos. A fachada principal na Avenida Rio Branco é inspirada na renascença francesa, com frontões, colunatas e relevos em terracota representando as grandes civilizações da Antiguidade, além de medalhões pintados por Henrique Bernadelli com retratos dos integrantes da Missão Francesa e outros artistas brasileiros.






Na decoração interna, foram usados materiais nobres como mármores e mosaicos, estuques, cristais, cerâmicas francesas e estátuas. O edifício foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 24 de maio de 1973.

Fonte: www.wikipedia.org Museu Nacional de Belas Artes

23 comentários:

  1. Bom dia Luiz! Gosto muito de visitar museus e principalmente museus de arte. Obrigada por compartilhar essas belas imagens conosco. Ótima semana pra você!

    ResponderExcluir
  2. Vaya si es un museo especializado en artes plásticas que destaca la escultura y la pintura, para que el espectador pueda observar la evolución de las disciplinas que conforman esta expresión estética multipolar. Un abrazo. carlos

    ResponderExcluir
  3. The presentation of the sculptures is perfect - each piece is located in its own special arch.

    ResponderExcluir
  4. As fotos mostram ser um museu muito bonito, encantador.
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  5. OMGosh this is just stunning. Have a nice day.

    ResponderExcluir
  6. Esto son palabras mayores. Qué buen arte.

    Un abrazo

    ResponderExcluir
  7. This is a wonderful place. Wonderful sculptures. Luiz my friend I salute you!

    ResponderExcluir
  8. Otra preciosidad de museo.Saludos

    ResponderExcluir
  9. Imponente, tanto el museo como el arte que alberga. Esa Victoria de Samotracia invita a pasar a admirarla de cerca.

    Abrazo até lá, amigo Luiz.

    ResponderExcluir
  10. what an absolutely beautiful museum Luiz !! and to see the paintings up close must be amazing !! good day to you :) ♥

    ResponderExcluir
  11. Un bonito paseo por este museo que alberga unas magnificas obras de arte por lo que nos muestras.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  12. o Museu Nacional é muito bonito mesmo..muito da história do país está lá. Uma ótima indicação... um belo post.. abraçao

    ResponderExcluir
  13. Um museu com belas artes!

    Amigo Luiz, tenha uma feliz semana.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  14. Faz lembrar a Galleria del Uffizi em Florença

    ResponderExcluir
  15. Um museu pleno de história, lindo e super interessante.
    Obrigado por mais esta excelente partilha.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  16. Interesante conocer la cultura de tu pais, me gusta mucho el arte, fantasticas escultura. Un abarzo

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde, Luiz,

    Que lindeza este museu, fiquei me perguntando o motivo de eu ainda não conhecê-lo, na próxima vez em que for ao Rio de Janeiro, haverei de o visitar.

    Abraço

    ResponderExcluir
  18. The sculptures displayed in this museum, are mind-blowing!

    ResponderExcluir
  19. Estes museu tem peças de arte muito belas, Luiz!

    ResponderExcluir
  20. Bom dia meus amigos queridos. Obrigado pela visita e carinho.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.