terça-feira, 24 de maio de 2022

Museu Naval Parte I. Rio de Janeiro RJ.

O Museu Naval localiza-se no Centro da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. É um espaço destinado à preservação da memória naval brasileira. Em seu acervo, se encontram diversos documentos que relatam a história da Marinha do Brasil, com ênfase na participação brasileira em conflitos.























Seu prédio, c Diretoriaonstruído em 1868 para servir de sede ao Clube Naval, apresenta estilo eclético. A partir de 1972, as suas dependências foram ocupadas pelo acervo do Museu da Marinha, subordinado à Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha. Após uma fase de obras e de reformas no prédio, foi preparado um novo circuito expositivo, aberto ao público em 28 de setembro de 2006.

Fonte: www.wikipedia.org Museu Naval

16 comentários:

  1. I think it's an interesting place. I have never been to such a museum.

    ResponderExcluir
  2. Uma visita ao museu naval agregaria inúmeros aprendizados aos meus saberes. Acrescentando que seria um passeio agradabilíssimo
    Um grande abraço amigo Luiz

    ResponderExcluir
  3. olá Luiz, boa noite, passando, admirando os tesouros do Rio de Janeiro,
    descobrindo os museus!
    vou deixar algumas descobertas que tenho feito
    que houve um navio que foi construído no Rio de Janeiro onde os portugueses tinham os estaleiros navais,
    que se chamou
    O Padre Eterno ( Pai Eterno ) e foi um galeão da Marinha Português , construído no Rio de Janeiro , colônia do Brasil no século 17, um dos maiores navios dessa época
    https://
    stringfixer.com/pt/Galleon_Padre_Eterno

    ResponderExcluir
  4. E ainda parte da história da marinha do Brasil que os portugueses que por aqui passam, gostarão de conhecer
    "Com as suas origens na Marinha Portuguesa, a maioria das forças e bases navais sul-americanas do Império Português foram transferidas para o país recém-independenteA transferência da sede do Reino de Portugal para o Brasil, em 1808, fez com que também fosse transferida uma parte importante da estrutura, pessoal e navios da Marinha Portuguesa. As invasões napoleônicas em Portugal forçaram a Família Real Portuguesa a sair de Portugal e a procurar refúgio no Brasil, de modo a continuar no poder e a manter o império. Esta transferência foi feita por um comboio de 30 navios, que transportaram 15 mil militares e civis..."
    Esse navios ficaram quase todos no Brasil, também ficaram os comandantes, e outros dignitários associados à marinha que passaram a ser brasileiros após a independência.

    ResponderExcluir
  5. Cuánta diversidad de temas tenés para difundir, amigo Luiz. Valoro tu apasionado trabajo de investigación y edición de todo el material. Felicitaciones.

    ResponderExcluir
  6. Há aqqui um muito semelhante em Macau.
    Também num prédio muito bonito.

    ResponderExcluir
  7. Отличный военно-морской музей!

    ResponderExcluir
  8. A very interesting and educational place to visit. It is good that such museums exist to show case history which would otherwise be lost and forgotten

    ResponderExcluir
  9. Un bonito lugar. La de historia que acogen los museos.

    Un abrazo, Luiz

    ResponderExcluir
  10. Interesante es este aporte, Luiz. Gracias por compartirlo. Un saludo fraternal.

    ResponderExcluir
  11. The external architecture of the Naval Museum is lovely. It doesn't remind me of shipping, but hey... it is very appealing.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia. Obrigado pela visita e comentário. Peço desculpas pois está complicado responder a cada um. Mais sempre entro no Blogger de vocês para deixar um comentário.

    ResponderExcluir
  13. Parece ser um passeio e tanto. Fiquei curioso em visitar.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.