quinta-feira, 12 de maio de 2022

Museu da República Parte IV Final. Rio de Janeiro RJ.

    O Jardim Histórico do Museu da República ocupa uma área de 24.000 m². ligando a Rua do Catete à Praia do Flamengo, paralelamente à Rua Silveira Martins.






Seu formato original, cujo projeto é atribuído ao paisagista francês Antoine Glaziou, apresentava árvores de grande altura, um pomar e a aleia de palmeiras, já existente no terreno desde antes de sua aquisição pelo Barão de Nova Friburgo.






O segundo proprietário do Palácio, o Conselheiro Mayrink, fez construir um embarcadouro para seu iate nos fundos do jardim, que terminava diretamente na Baía de Guanabara (o primeiro aterramento dessa região aconteceu em 1905, para abertura da Avenida Beira-Mar).






Quando o Palácio se tornou sede do Governo Federal, este cais passou a ser exclusivo da Presidência da República. Na década de 1960, quando foi construído o Aterro do Flamengo, o que restava foi demolido.






O projeto de Paul Villon, de 1896, feito pela Presidência da República, adicionou ao jardim canteiros altos, três pontes artificiais e a gruta artificial com cascata, de onde sai um rio artificial que alimenta dois lagos.






Um antigo pavilhão parque foi transformado em coreto para apresentações musicais. Foram construídas dependências para os mordomos e criados da presidência.






Ainda no parque, seriam adaptados um piquete de cavalaria e cocheiras, próximos à entrada da Praia do Flamengo, no local onde hoje é o prédio da Reserva Técnica do Museu.






Do século XIX também é o conjunto de esculturas alegóricas de bronze, de autoria de Mathurim de Moreau, que representam a África, a América, a Europa, a Ásia por meio de crianças que lutam contra animais típicos daqueles continentes.






As esculturas foram fabricadas na Fundição Val D'osne, de onde vieram também esculturas representando a lenda do Nascimento de Vênus, colocada no topo do chafariz e as alegorias femininas que ficaram na platibanda do palácio até 1910.






No ano de 1960, com a criação do Museu da República, o jardim foi aberto ao público. Durante o período em que o palácio esteve fechado para obras, entre 1984 e 1989, o jardim recebeu diversas atividades do Museu da República, como as colônias de férias , apresentações musicais e teatrais e o programa de formação de jardinagem destinado a menores em situação de rua.






Em 1995, um novo projeto paisagístico foi elaborado para o parque, sendo realizada uma ampla reestruturação de toda a sua rede elétrica e de escoamento de água e implantado um sistema automático de irrigação. No final dos anos 90, uma nova intervenção substitui os muros do parque erguidos ao longo da Rua Silveira Martins e da Praia do Flamengo por gradis idênticos aos que já existiam nas demais margens do Palácio, permitindo uma maior visibilidade do seu jardim.

Fonte: www.wikipedia.org Palácio do Catete

21 comentários:

  1. The tall trees are terrific. They remind people of what might have appeared all over the region, before deforestation ruined the coverage.

    ResponderExcluir
  2. Que belíssimo jardim, adorava passear por aí.
    Excelente reportagem fotográfica.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Qué parque tan bonito, y soleado, eso también.

    Un abrazo

    ResponderExcluir
  4. Hermosas imágenes, desraman frescura. Feliz jueves. Abrazo Luiz.

    ResponderExcluir
  5. Que bonito Parece até com alguns jardins em Lisboa, Jardim da Estrela e Estufa Fria.
    Abraço
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    Eu adoro visitar jardins e esse é tão bonito! Gostei muito de o conhecer através de você Luiz!
    Bom dia!

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  7. what a beautiful park Luiz ! appreciation for sharing the photos and the movies; it's like one is actually there. happy day my friend ♥

    ResponderExcluir
  8. Fotos lindíssimas. Grato pela partilha.
    .
    Cumprimentos poéticos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  9. Um verdadeiro museu ao ar livre com as lindas esculturas . Sem falar do belíssimo jardim em volta

    ResponderExcluir
  10. Oi, Luiz,

    O entorno desse museu é muito bonito, tanto pelas obras da natureza quanto pelas artes humanas. Um dia haverei de o conhecer, rsrs.

    Abraço

    ResponderExcluir
  11. Very nice and pleasant place. Great sculptures. Luiz I speak of palm trees I find them to be some of the prettiest trees. It's a pity that palm trees don't grow in Poland. Luiz I greet you and I wish you a good weekend!

    ResponderExcluir
  12. Wow these are stunning photos and wonderful videos.

    ResponderExcluir
  13. Amigo Luiz que lindas fotos de um lugar muito bonito.

    Tenha uma feliz noite
    Um abraço

    ResponderExcluir
  14. Bello museo muy bien cuidado. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  15. Se o interior era lindíssimo, o parque não é menos.
    Abraço, bfds

    ResponderExcluir
  16. Muchas gracias por tan informativa pormenorizada entrada, amigo Luis. Magnífico lugar. Cómo no va a visitar?

    ResponderExcluir
  17. Os jardins do Museu da República são maravilhosas. Obrigado pela visita e carinho.

    ResponderExcluir
  18. Por lo que nos muestras en todos los artículos sobre este museo veo un gran intento por hacer un palacio y jardines tipo a los europeos del siglo XVIII con las peculiaridades propias en concreto con la vegetación.

    Saludos.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.